Continua após publicidade

Confira os 535 ambientes de todas as edições da CASACOR 2021

Jardins, quartos, salas, cozinhas, banheiros... Há um pouco de tudo nas 15 edições da CASACOR 2021. Confira todos os espaços das mostras do Brasil e Bolívia

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 24 jan 2022, 13h11 - Publicado em 22 jan 2022, 10h00
casacor 2021 ambientes favoritos público enquete resultado
Entre 535 projetos de 15 edições da CASACOR, o público elegeu 13 como favoritos: confira aqui a galeria com os vencedores. (Reprodução/CASACOR)

Os números são grandiosos: 535 ambientes em 15 mostras (sendo 14 no Brasil e uma na Bolívia). Ou seja, no portfólio 2021 da CASACOR não faltou inspiração, projetos, tendências e muita criatividade assinada por um elenco numeroso, que reúne jovens talentos e nomes consagrados da arquitetura – todos os profissionais mostraram sua interpretação da Casa Original, tema que permeou as edições da CASACOR de 2021.

Além dos eventos físicos (realizados de acordo com os protocolos sanitários de cada estado), o ano foi marcado também pelas visitas virtuais feitas por meio dos Tours 3D, além de vídeos, reportagens e anuários digitais. Confira abaixo todos os ambientes de todas as mostras de 2021 patrocinados pelas marcas Deca e Coral.

São Paulo

Em um endereço inédito – no Parque Mirante, ao lado do Allianz Parque – a CASACOR SP 2021 apresentou 56 projetos, entre casas, estúdios e lofts. Nesta edição, a mostra também compensou 100% de suas emissões de carbono e recebeu a certificação Lixo Zero e o selo HBC (Healthy Building Certificate).

Saiba mais sobre a CASACOR SP: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Rio de Janeiro

A edição que comemora os 30 anos da CASACOR RJ trouxe para o Palacete Brando Barbosa 38 ambientes que, além de ocuparem o casarão histórico, também tiveram como vista 12 mil m² de Mata Atlântica. Muito da arquitetura original da casa foi restaurada, mas soluções tecnológicas aparecem por todos os projetos. E spoiler: o endereço vai se repetir em 2022.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a CASACOR RJ: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Minas Gerais

Ter o icônico Palácio das Mangabeiras como endereço da CASACOR MG traz uma bagagem histórica que inclui a arquitetura de autoria de Oscar Niemeyer e os jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx. E foi nesse cenário que 45 ambientes deram protagonismo à natureza e ao paisagismo.

Saiba mais sobre a CASACOR MG: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Continua após a publicidade

Santa Catarina

No Espaço +UM, um empreendimento na Rodovia SC-401 que tem como objetivo transformar a região com um novo hub de negócios e entretenimento, profissionais de Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Itajaí e Florianópolis apresentaram 21 ambientes voltados para o momento atual na CASACOR SC 2021.

Saiba mais sobre a CASACOR SC: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Paraná

A CASACOR PR aconteceu em um antigo centro esportivo de 6 mil m² de Curitiba e trouxe 38 espaços repletos com muita memória afetiva e regionalidade. Entre praças de convivência, espaços que unem morar e trabalho e projetos gastronômicos, uma novidade inusitada: ambientes construídos dentro de antigas piscinas.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a CASACOR PR: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Ribeirão Preto

Pela terceira vez na cidade, a CASACOR Ribeirão Preto apresentou 30 ambientes em uma estrutura de 1,5 mil m². Renomados arquitetos, paisagistas e designers de interiores tiveram como missão aliar o bem-estar e o conforto com a tecnologia e a busca pelas raízes. A mostra também contou com três operações gastronômicas.

Saiba mais sobre a CASACOR Ribeirão Preto: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital e as reportagens.

Brasília

A CASACOR Brasília ocupou uma área construída coberta de 4.130 m², dividida em três edificações, e mais 2.995 m² ao ar livre com 37 ambientes. Os espaços abrangiam de estúdios com 35 m² a um amplo jardim de mais de 1 mil m², assinados por 46 nomes consagrados e novos talentos estreantes.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a CASACOR Brasília: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Goiás

A área de 6.600 m² é só um dos números grandiosos que marcaram a CASACOR Goiás: o espaço dividido em 45 ambientes ocupou a área anexa do Flamboyant Shopping e exibiu projetos assinados por 65 arquitetos e decoradores – boa parte deles com metragens que ultrapassam os 100 m². A brasilidade foi o fator de união entre todos os espaços.

Saiba mais sobre a CASACOR GO: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Continua após a publicidade

Espírito Santo

A 25ª edição da CASACOR ES trouxe como tema Casa Original, suas Raízes, Afeto e Memórias. A mostra retornou a Vila Velha, na Praia da Costa, local em que foi realizado o seu lançamento, no ano de 1996, e apresentou 32 espaços criados por 42 profissionais em uma casa de bairro localizada em meio a muitos prédios.

Saiba mais sobre a CASACOR ES: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Pernambuco

Entre 22 projetos da CASACOR PE, o visitante encontrou desde lofts e estúdios a café, livraria e espaço para artesanato popular em uma área de 2.000 m², localizada no pavilhão externo do Shopping Center Recife. O espaço foi inteiramente requalificado para abrigar a mostra.

Saiba mais sobre a CASACOR PE: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital e as reportagens.

Rio Grande do Sul

Os 50 profissionais que participaram da CASACOR RS ultrapassaram suas zonas de conforto para apresentar 34 projetos no prédio de 6 mil m² da antiga sede do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, que foi revitalizado para o evento. Foram trabalhos centrados nas necessidade atuais dos moradores baseados no tema A Casa Original.

Saiba mais sobre a CASACOR RS: visite todos os ambientes no Tour 3D, acesse o anuário digital e as reportagens.

Ceará

Um icônico casarão na Avenida Rui Barbosa foi o palco da CASACOR CE: o endereço no bairro Meireles pertence à família Boris e serviu como residência a Philippe e Risa Boris. O terreno de 2.500 m² de área total e 800 m² de área construída abrigou 28 ambientes assinados por 33 profissionais.