CASACOR Rio Grande do Sul 2021: 34 projetos ocupam antiga sede de hospital

No Antigo Hospital da Criança Santo Antônio, 50 profissionais trazem suas interpretações para o tema A Casa Original em uma área de 6 mil m²

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 1 out 2021, 11h10 - Publicado em 24 set 2021, 09h55
Gabriela Ordahy - Agridoce Cozinha, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Cristiano Bauce/CASACOR

Após um período em que vários desafios precisaram ser superados, os 50 profissionais que participam da CASACOR Rio Grande do Sul 2021 ultrapassaram suas zonas de conforto para apresentar 34 projetos no prédio de 6 mil m² da antiga sede do Hospital da Criança Santo Antônio, que foi revitalizado para o evento. São trabalhos centrados nas necessidade atuais dos moradores e trazem diversas interpretações do tema A Casa Original.

Além do evento presencial, o público poderá conhecer os ambientes por meio do Tour 3D, com fotos e vídeos, do anuário na versão física, que será comercializado no evento, e na versão digital. Confira abaixo a galeria com os projetos de 2021.

Ambientes amplos

“Além da qualidade dos ambientes em exposição, muito design e novidades do segmento, o público terá acesso a uma experiência totalmente renovada, com foco em investimentos inteligentes, em sustentabilidade, por meio do reuso de materiais, e da própria ressignificação dos espaços que habitamos”, ressalta a diretora da mostra Karina Capaverde.

Pelo quarto ano, as profissionais Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy assinam a curadoria técnica e Eduardo Becker é o responsável pelo projeto geral de iluminação do prédio.

Vinoteca + lojas de arte e design

 

Sabrina Sbardelotto - Vinoteca 2S, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Sabrina Sbardelotto – Vinoteca 2S. Cristiano Bauce/CASACOR

Espaços com pé-direito duplo e integrados, como lofts e apartamentos inteiros, compõem a CASACOR RS 2021, que terá também restaurante/café, e três pontos comerciais com venda de produtos: uma vinoteca, projeto da arquiteta estreante no evento, Sabrina Sbardelotto, e duas lojas com artigos para casa.

Uma delas, a Loja Casa Original, apresenta um mix de artesanato e design com peças exclusivas assinadas por artesãos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. O ambiente é assinado pelos profissionais da Axxis Arquitetura e Cristiane Bergesch Arquitetura, que buscaram nas raízes da casa original brasileira a riqueza de detalhes de materiais genuínos, contrapondo com a simplicidade do que é feito à mão.

Já a outra proposta é a Galeria e Loja de Arte, com quadros fotográficos em fineart de artistas nacionais e internacionais selecionados pela Luka.Art. O espaço é apresentado pelo escritório Território Arquitetura e aposta no uso de cores intensas, na leveza e na fluidez das cortinas e em painéis de marcenaria curva como protagonistas de cena.

Arte por todos os lados

 

Studio Fernanda Basso - Sala de Exposição Seiza, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Studio Fernanda Basso – Sala de Exposição Seiza. Cristiano Bauce/CASACOR

Logo na chegada, os visitantes serão recebidos por intervenções artísticas, como o mural do artista Bruno Schilling, apresentando a sua obra que passeia pelo abstracionismo geométrico e arte cinética. A curadoria dos trabalhos é de Viviane Possa, fundadora da Genuinaobra GO ART Planning, produtora cultural e art advisor.

Outro destaque é a Sala de Exposição Seiza, concebida pela arquiteta Fernanda Basso: o espaço propõe um conceito de essencialismo estético ligado à filosofia oriental, desenhado com arquitetura, arte e experiências que transcendem os sentidos.

Gastronomia afetiva e integração

Nesta edição, a gastronomia se faz presente no Bistro Arauco, ambiente projetado pelo escritório Sibemberg Pestana Arquitetura em uma área de 220 m², com o propósito do acolhimento e um menu eclético que convida o público a revisitar suas memórias afetivas.

O cardápio, assinado pelo chef Daniel Menezes, do Grupo DMZ, oferece um mix variado com cafés, lanches, entradas, pratos principais, sobremesas, petiscos e drinks que podem ser degustados durante todos os horários em que a mostra estiver aberta. Voltado para o jardim e com mesas na área externa, o espaço vai promover experiências de integração como degustações, jantares harmonizados e cooking show.

Sibemberg Pestana Arquitetura - Restaurante Arauco, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Sibemberg Pestana Arquitetura – Restaurante Arauco. Cristiano Bauce/CASACOR

O Prêmio CASACOR RS está de volta!

Uma das novidades do ano é o retorno do PRÊMIO CASACOR RS, entregue pela última vez na edição de 2015. Com apoio da Costaneira, a premiação será decidida por um júri especializado, profissionais do segmento e pelo voto dos visitantes por meio de um totem no final do percurso.

Os trabalhos serão reconhecidos em quatro categorias principais: Prêmio Melhor Ambiente, Prêmio Destaque do Público – Júri Popular, Prêmio Melhor Espaço de Uso Público e Prêmio Revelação. Outros cinco destaques também vão receber menções: Destaque em Design Biofílico, Destaque em Design e Arte, Ambiente para Curtir em Família, Ambiente para Curtir Sozinho, Destaque em Uso de Cores e Destaque em Uso de Revestimento.

Continua após a publicidade

O arquiteto e artesão Bruno De Lazzari é o responsável pela criação do troféu que será entregue para as categorias principais. A peça exclusiva é uma escultura inspirada no tema central do evento e foi produzida em madeira e mármore resinado.

Homenagem especial aos trabalhadores

A direção da mostra elaborou uma homenagem especial a todos os profissionais que, em meio à pandemia, trabalharam de forma incansável na construção do evento. O Hall de Entrada, criado pela equipe de arquitetura e conteúdo da CASACOR RS, valoriza a composição estética original do ambiente com cores e objetos que dialogam e potencializam o relacionamento com o público que será recebido no espaço.

O destaque é uma instalação de aproximadamente 20 m², que recebeu capacetes de segurança retroiluminados distribuídos entre o logo CASACOR, ressignificando os objetos como forma de agradecimento pelo empenho e trabalho desenvolvido por toda equipe.

Andrea Magalhães - Essencial Assim…, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Andrea Magalhães – Essencial Assim… Cristiano Bauce/CASACOR

Ingressos e protocolos de visitação

Entre as medidas de segurança essenciais para a realização da CASACOR RS, está a adoção do fluxo de visitação programada. A bilheteria é totalmente digital, e no ato da compra do ingresso, o visitante deve escolher o horário da visitação. Sua entrada na mostra ficará garantida e agendada para um grupo com número limitado de pessoas, com número de circulação de pessoas controlado.

Os grupos de visitação serão liberados a cada 30 minutos, com lotação máxima de 100 pessoas por horário. Cada visita terá duração de 2h30 e haverá 20 minutos de tolerância em caso de atrasos.

Entre os protocolos de segurança, está a medição de temperatura em tempo real pela empresa Monitora com câmeras térmicas com infravermelho captando a temperatura do visitante desde a entrada até o final da visita em pontos específicos do trajeto. O monitoramento também sinaliza o uso obrigatório de máscaras e o circuito possui diversos pontos de higienização, seja com álcool em gel, ou seja com pias instaladas nos banheiros funcionais, totalmente equipados.

Serviço CASACOR Rio Grande do Sul 2021

Data: De 24 de setembro a 07 de novembro

Local: Avenida Ceará, 1.549 (prédio do antigo Hospital a Criança Santo Antônio). Serviço de valet no local

Horário de funcionamento:

De terça a sexta das 13h às 20h30

Sábado das 12h às 20h30

Domingo das 12h às 20h

Valores dos ingressos:
R$ 65 (Terça a Sexta) – Inteira
R$ 70 (Sexta Sábado, Domingo e Feriados)

Compre seu ingressos aqui:

Compra de ingresso de meia-entrada
– Idoso a partir de 60 anos
– Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento
– PCD e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13)
– Professor da rede pública e privada, apresentando o documento válido com foto
* Comprovação de meia-entrada será exigida na porta

A CASACOR RS 2021 tem patrocínio Master Deca. Coral é a Tinta Oficial, LG é a parceira oficial de tecnologia, patrocínio local Savarauto, apoio local Portinari e R. Corrêa. A Icatu é a seguradora oficial e o Sheraton o hotel oficial.

Continua após a publicidade
Publicidade