Projeto minimalista conta com pátio de vidro no centro da casa

O quintal foi criado no centro da residência e contou com uma vegetação abundante que trouxe frescor e melhor circulação do ar

Por Yeska Coelho Atualizado em 1 abr 2021, 10h06 - Publicado em 1 abr 2021, 16h00
fachada da casa minimalista com pátio de vidro
Noriyuki Yano/CASACOR

Cada vez mais eleito para compor ambientes no mundo todo, o estilo minimalista mostra que é possível inovar utilizando uma base neutra, inclusive, na fachada da residência. Para isso, é necessário combinar bom gosto e criatividade.

A “Casa Conectada por Pátio”, batizada e projetada pelo escritório Naf Architecht & Design, foi criada para uma família em Tokyo. O destaque da construção foi o pátio de vidro, introduzido ao centro da morada, e conecta todos os cômodos distribuídos nos três níveis.

pátio do projeto minimalista com vegetação e árvore no centro. Mesa de convívio para a família e churrasqueira também se encontram no local
Noriyuki Yano/CASACOR

O pátio de vidro é aberto e conta com tudo que uma varanda precisa ter: plantas exuberantes, área de convívio e até uma pia e churrasqueira elétrica. Incorporar a vegetação tem suas vantagens – além do poder estético que trazem à decoração – como deixar o ar mais purificado, o espaço mais fresco e a luz natural com entrada privilegiada.

A casa foi criada em um terreno de 200 m². O jardim localizado no centro da moradia não foi à toa! Surgiu como uma opção de proteção às plantas, já que a residência está muito próxima a uma estrada.

vista para todos os comodos a partir do jardim por meio de uma estrutura de vidro

As estruturas em vidro são capazes de fazer uma conexão visual entre os cômodos da casa (exceto os quartos que mantém o espaço mais privado). Com isso, o projeto também apresenta ganhos no interior, que fica ainda mais amplo.

Decoração minimalista

sala de estar integrada a mesa de jantar conta com um lustre moderno no centro
Noriyuki Yano/CASACOR
Continua após a publicidade

A marcenaria foi ideal para garantir o estilo minimalista na casa. Com soluções prática e poucos itens incorporados ao projeto, a madeira foi protagonista para criação de armários funcionais e uma bancada na cozinha.

integração da sala de jantar com sala de estar. No centro uma mesa de madeira e ao lado as paredes são cobertas por um armário em marcenaria, deixando o projeto minimalista mais prático
Tetsuya Ito/CASACOR

Mesclando a cor da madeira natural com o branco, um visual clássico e bastante aconchegante foi criado.

cozinha minimalista pratica
Noriyuki Yano/CASACOR

A cozinha foi um exemplo prático de sofisticação e elegância. A adoção dos armários permitiu que os arquitetos deixassem apenas os eletrodomésticos a vista: cooktop, forno, pia e geladeira. Enquanto os outros itens fundamentais para o espaço ficaram “escondidos”.

corredor que leva aos quartos conta com uma pequena estante metálica com livros, sem atrapalhar a passagem do projeto minimalista
Noriyuki Yano/CASACOR

No terceiro piso, uma pequena biblioteca foi criada no corredor para deixar o espaço, antes vazio, com uma função bem definida, e que de quebra ainda trouxe um aspecto divertido ao espaço – sem comprometer a circulação.

Continua após a publicidade

Publicidade