Cozinhas práticas: 5 ideias para você se inspirar

Ilhas para cozinha, prateleiras e outros elementos são exemplos do que você irá encontrar como dica para tornar o espaço funcional e colaborativo

Por Yeska Coelho Atualizado em 9 fev 2021, 10h35 - Publicado em 9 fev 2021, 07h48

A cozinha deixou de ser um mero espaço para fazer pratos deliciosos e se tornou um ambiente verdadeiramente criativo e receptivo, em que os moradores podem aproveitar a experiência de cozinhar como um momento de relaxamento, diversão e até para compartilhar bons momentos.

Por essa razão, pensar a decoração e disposição dos móveis e eletrodomésticos é um dos caminhos mais fáceis de se chegar a um modelo de “cozinha prática”.

Dicas para deixá-la mais ampla e ter máximo aproveitamento de cada cantinho são sempre bem vindas. A seguir, separamos 5 cozinhas práticas que contaram com o apoio de itens simples para sua composição.

cozinha em tons terrosos com mesa de madeira no centro
Projeto: Cacau Ribeiro/ Foto: Felipe Araujo/CASACOR

Dispor de ganchos de uma extremidade a outra foi a proposta de Cacau Ribeiro para esse modelo de cozinha prática. O projeto foi exposto no CASACOR Ribeirão Preto 2019.

Dessa forma, quem decidir se aventurar na arte gastronômica pode contar com os acessórios necessários a disposição de maneira simples e visível, ou seja, sem precisar ficar revirando as gavetas e tirando outros instrumentos do lugar.

cozinha com móvel planejado em azul e espaço compacto
Projeto: Flavia Ranieri/ Foto: Rafael Renzo/CASACOR

Ter a marcenaria como aliada para garantir praticidade e melhor disposição de móveis e eletrodomésticos é uma ideia atemporal e muito certeira.

Nesse projeto assinado por Flavia Ranieri, do Estúdio da Longevidade, e exibido no CASACOR São Paulo em 2018, o móvel foi ideal para garantir praticidade em um espaço de metragens reduzidas.

As gavetas incorporadas ao modulado e a poucos centímetros da pia ajudam o morador na hora de pegar algum utensílio ou mesmo guardar a louça.

Continua após a publicidade
cozinha em 3D com coifa e pendente de iluminação
Projeto: Linda martins e Cris araújo/CASACOR

Uma cozinha prática e bonita foi o resultado do projeto das arquitetas Cris Araújo e Linda Martins exibido no CASACOR Santa Catarina em 2018.

Dispor de prateleiras na cozinha é uma solução bastante funcional para incluir itens fundamentais no dia a dia, como temperos e condimentos.

Cozinha com mesa central e nichos distribuídos pela porta
Projeto: Paola Ribeiro/ Foto: Denilson Machado/CASACOR

O visual moderno e industrial do projeto de Paola Ribeiro para o CASACOR São Paulo 2018 não deixou de contemplar elementos práticos para garantir uma cozinha mais funcional.

O conceito de prateleiras foi incorporado de maneira inovadora, na parte inferior da mesa, oferecendo um espaço para panelas e condimentos.

Além disso, o projeto também contou com o apoio de uma estante vazada que segue a orientação da porta para acomodar louças e assadeiras. Também uma maneira prática e fácil de encontrar itens rapidamente.

ilha de marmore no centro de uma cozinha em tons de terra e amarelo mostarda
Projeto: Jean de Just/CASACOR

O projeto de Jean de Just foi exibido no CASACOR Rio de Janeiro e apresenta soluções práticas para o espaço moderno.

A ilha para cozinhas práticas é uma maneira de incorporar um elemento mais amplo para cozinhar e de quebra também cumpre a função de recepcionar os convidados, tornando o espaço mais colaborativo.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade