Artboard Created with Sketch.
Ao vivoLoft de Olegário de Sá e estúdio de 29 m² no TV CASACOR

A vontade de não querer mais sair de casa; é esta a sensação que a Cozy House, ambiente da CASACOR São Paulo 2019, provoca no visitante. Já no estúdio, desenvolvido pela designer de interiores Marcela Pepe, a mulher contemporânea é a grande inspiração.

Planeta Casa: soluções para aliar tecnologia à decoração

O especialista em inovação Samuel Siqueira Ambrosio, separou algumas dicas que podem servir de inspiração para o seu decór e bem-estar

CASACOR Minas Gerais 2018: Studio Sumisura – Gislene Lopes.

CASACOR Minas Gerais 2018: Studio Sumisura – Gislene Lopes. (Jomar Bragança/CASACOR)

Neste ano, o tema de todas as edições da CASACOR é Planeta Casa, pautado em três pilares: sustentabilidade, tecnologia e afeto. O mote trata do lar como um universo, que pode gerar mudanças positivas no mundo, de dentro pra fora e de fora para dentro. Além disso, um dos desafios dos profissionais que assinarão os ambientes é usar a tecnologia à favor do ser humano, indo contra a onda de isolamento, e criando soluções afetivas para os moradores.

CASACOR Pernambuco 2018: Sala de Imagem e Som – Kátia Carapeba, Sônia Beltrão e Gabriel Beltrão.

CASACOR Pernambuco 2018: Sala de Imagem e Som – Kátia Carapeba, Sônia Beltrão e Gabriel Beltrão. (Felipe Araújo/CASACOR)

Para esquentar o tema e levantar algumas soluções que podem ser aposta do uso da tecnologia no lar, o especialista em inovação Samuel Siqueira Ambrosio, separou algumas dicas que podem servir de inspiração para o seu decór. “Quando a sala, a cozinha e o quarto dividem a mesma área, os móveis podem se adaptar de acordo com a necessidade do momento, fazendo as divisões do espaço. E a escolha de produtos mais tecnológicos, com design discreto e apelo decorativo, incluem funções que fazem muita diferença em espaços menores”, afirma Ambrosio.

Espaço Intelbras Viva o Instante! na CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018 por Rico Mendonça.

Espaço Intelbras Viva o Instante! na CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018 por Rico Mendonça. (Divulgação/CASACOR)

Confira as ideias do especialista abaixo:

  • Vale a pena investir em itens como máquinas que lavam e secam roupas (caso não haja lavanderia compartilhada) e a coloque em algum móvel suspenso. Dessa forma, não existe a necessidade do uso de varais;
  • Smart TVs também são bem-vindas e, claro, instaladas na parede. Se forem 4K, melhor ainda, pois a qualidade de imagem e de som são altíssimas, deixando a necessidade de speakers e caixas de som de lado, economizando espaço e dinheiro;
  • As câmeras Wi-Fi são as ideais para uso residencial, especialmente em apartamentos pequenos. Isso porque, para funcionar, precisam apenas de conexão wireless e uma tomada, não sendo necessário modificar a estrutura dos ambientes. O usuário pode mudá-la de lugar facilmente e tem acesso às imagens via smartphone, recebendo notificações por movimento e com a possibilidade de ouvir e falar com o ambiente (interação por voz). Também é possível gravar tudo em um cartão de memória. Ideais para maximizar a segurança e ficar de olho em pets;
  • Já as fechaduras digitais dispensam o uso de chaves, pois o acesso é feito através de senhas, cartões ou adesivos de aproximação ou biometria. Estes dispositivos ainda contam com alarme antiarrombamento, sensor de porta aberta e travamento automático. Com a funcionalidade, além da praticidade ao entrar e sair, pode-se rapidamente adicionar ou remover o acesso de uma pessoa, permitindo que visitas possam entrar no apartamento sem o proprietário estar presente no imóvel;
  • Ventiladores de teto também são uma ótima opção, já que condensam em um único equipamento lâmpadas de iluminação e sistema de ventilação. E é possível encontrar equipamentos com design arrojado, deixando seu lar mais moderno.

Além das dicas dadas pelo especialista, vale ressaltar algumas das apostas já usadas por profissionais do elenco da mostra:

 (Divulgação/CASACOR)

Na CASACOR Santa Catarina 2018, edição de Florianópolis, Gabriela Dutra e Vanessa Buonomo assinaram a Lavanderia!, um espaço criado a partir do desejo de unir a memória afetiva à tecnologia e à sustentabilidade. As profissionais apresentaram ao público soluções em iluminação, geração de energia e armazenamento de água, com foco na preservação do meio ambiente.

 (Jomar Bragança/CASACOR)

Na CASACOR Brasília 2018,  a Varanda Viva, de Alesandra Moussa, era um lar vivo, automatizado, moderno e tecnológico, que se apresentava como um organismo vivente. No espaço de 65 m², a tecnologia se relaciona harmonicamente com a natureza. O estilo moderno foi impresso na automatização da iluminação, das persianas e do som e TV.

 (Rafael Coelho/Felipe Araújo/CASACOR)

Home Theater da Família, assinado pela arquiteta Marina Zanatto para a primeira edição da CASACOR Ribeirão Preto, foi um exemplo da tecnologia aplicada na arquitetura e na decoração para unir e entreter as pessoas. Os ocupantes podiam aproveitar filmes, séries, jogos, shows ou até mesmo uma boa conversa!

 (Filippo Bamberghi/CASACOR)

Um dos grandes destaques da CASACOR São Paulo foi a tecnologia em prol da sustentabilidade empregada na SysHaus de Arthur Casas. A tecnologia desenvolvida por seu escritório tornou possível erguer uma casa de alto padrão em menos de um mês, com resíduos e consumo de água praticamente zero. Cada parte do projeto foi pensada exclusivamente com base nas necessidades e especificações, de modo extremamente eficiente e funcional, sem entulho e com tempo de execução reduzido.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.