Continua após publicidade

Jardins e restaurantes convidam à vida ao ar livre na CASACOR CE!

Conheça os espaços que são um respiro na visitação da mostra e que propõem uma reconexão com a natureza

Por Giovanna Jarandilha
5 out 2023, 11h00

Inspirações em arquitetura e design por todos os lados, mas também uma área externa recheada de árvores, jardins e plantas para reconectar-se consigo mesmo e respirar ao ar livre: assim é a CASACOR Ceará, em cartaz até 29 de outubro na Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro de Meireles, em Fortaleza.

A tendência à biofilia e a conjugação do tema “Corpo & Morada” levaram os profissionais da mostra a criarem inspiradoras áreas verdes na parte externa do edifício-sede desta edição – dando aos visitantes uma deliciosa oportunidade para relaxar e aproveitar a vida do lado de fora.

Conheça os ambientes e inspire-se!

Droysen Tomich e Gerson Munayer - Jardim dos Encontros e Despedidas. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Droysen Tomich e Gerson Munayer – Jardim dos Encontros e Despedidas. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Victor Eleuterio/CASACOR)

No coração da mostra, o “Jardim dos Encontros e Despedidas” se revela como um oásis versátil, convidando os visitantes a uma imersão sensorial. O som da água caindo em um lago induz a um relaxamento profundo, enquanto espécies tropicais adaptadas ao clima local e uma vibrante parede viva se fundem em um balé de texturas e cores.

Continua após a publicidade
Fabricio Pereira - Jardim dos Suspiros. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Fabricio Pereira – Jardim dos Suspiros. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Victor Eleuterio/CASACOR)

No lounge “Jardim dos Suspiros”, o paisagista Fabrício B. Pereira utiliza texturas como meio de comunicação, ampliando a sensação acolhedora do espaço e convidando os visitantes a não apenas ver, mas também a tocar e a sentir a riqueza de texturas do paisagismo presente no ambiente.

Joana Figueirêdo e Aline Braide - Café Santa Clara - Homenagem a Pedro Lima. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Joana Figueirêdo e Aline Braide – Café Santa Clara – Homenagem a Pedro Lima. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Esdras Guimarães/CASACOR)

Preservando elementos arquitetônicos originais da década de 1960, o “Café Santa Clara – Homenagem a Pedro Lima” busca entregar uma experiência sensorial. Integrando-se a uma árvore, a cobertura sinuosa do café ecoa a planta, criando espaços distintos: um salão principal, um anexo de homenagem e uma varanda ao ar livre que promove a ligação à praça central.

Continua após a publicidade
Neide Barbosa e Denise Bessa - Restaurante MAYU. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Neide Barbosa e Denise Bessa – Restaurante MAYU. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Esdras Guimarães/CASACOR)

O “Restaurante MAYU” propõe uma atmosfera contemporânea com cobogós, concreto e luz natural, e resgata a cultura cearense através de materiais como barro, palha e madeira. A varanda promove bem-estar, conectando-se à natureza e às raízes culturais e proporcionando um espaço para momentos de descontração e alegria.

Ney Filho - Comedoria 3. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Ney Filho – Comedoria 3. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Esdras Guimarães/CASACOR)

A área de 130 m² da “Comedoria 3” reflete a cultura cearense através de elementos naturais e rústicos, como bambu, pedra e madeira. Inspirado na natureza, o espaço destaca-se por uma cobertura de bambu de estrutura parametrizada, que se estende do topo do mezanino em arcos e tramas irregulares até o chão.

Continua após a publicidade
Thiago Borges - Bossa Natural. Projeto da CASACOR Ceará 2023.
Thiago Borges – Bossa Natural. Projeto da CASACOR Ceará 2023. (Esdras Guimarães/CASACOR)

No ambiente “Bossa Natural”, a originalidade surgiu da transformação de uma piscina circular preexistente em um ponto focal distintivo, com a adição de múltiplos círculos que se tornaram jardineiras e bancos. Em meio a majestosas árvores de Sete Copas Africanas, transplantadas especialmente para a mostra, o conceito do ambiente visa oferecer um passeio pelo verde, ao mesmo tempo que convida à contemplação e ao descanso.

Serviço – CASACOR Ceará 2023

Quando: 12 de setembro a 29 de outubro de 2023

Continua após a publicidade

Onde Rua Tibúrcio Cavalcante, 607 – Meireles, Fortaleza (CE)

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 16h às 22h. Domingos, das 15h às 21h

Ingressos: R$ 90 (inteira de terça-feira a domingo e feriado) e R$ 45 (meia, de terça a domingo e feriado)

Bilheteria virtual: https://appcasacor.com.br/events/ceara-2023/tickets

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade