Continua após publicidade

Dinheiro-em-penca: 5 dicas para cultivar a planta que atrai riquezas

Espécie conhecida também como 'tostão' traz prosperidade, se multiplica facilmente e pode ser uma ótima opção para um jardim suspenso

Por Yeska Coelho
10 abr 2024, 14h00

Com um nome bastante sugestivo e a promessa de trazer riqueza e prosperidade, a dinheiro-em-penca (ou “tostão“) se tornou uma das espécies mais desejadas do momento.

Com folhagens pequenas, que se parecem até com pequenas moedas, a espécie se destaca tanto entre os supersticiosos que querem atrair boa sorte, como também em projetos de paisagismo por sua adaptabilidade a diferentes climas e sua capacidade de se adaptar com facilidade.

Como cuidar da planta dinheiro-em-penca?

 

Dinheiro-em-penca ou tostão
(Plantei/CASACOR)

Cultivar dinheiro-em-penca em casa não é muito desafiador, o que coloca essa planta da sorte como uma opção de escolha muito vantajosa para quem leva uma vida corrida ou tem pouca experiência no cuidado com plantas.

A seguir, separamos 5 dicas para manter a espécie bonita e atrair prosperidade para o lar:

1. Diferentes climas

A dinheiro-em-penca se adapta bem a diferentes temperaturas, o que é ótimo para quem vive em regiões muito quentes ou frias. A única restrição para a espécie é deixá-la exposta em geadas.

Continua após a publicidade

Para quem vive em locais onde o calor prevalece, vale tomar cuidado para não deixar a planta receber luz exagerada. Opte por deixá-la em um local que receba iluminação indireta.

A presença do sol pode queimar as folhas, por isso dê preferência a locais onde ela ficará na meia-sombra.

2. Solo úmido

 

Dinheiro-em-penca
(Getty Images/CASACOR)

Os ambientes de solo úmido são os favoritos da dinheiro-em-penca. O ideal é estabelecer uma rotina de rega de pelo menos duas vezes na semana – mas vale ficar de olho e fazer o “teste do dedo” para checar se a terra não está muito seca.

Fazer a adubação para garantir nutrientes também vai ajudar a preservar a espécie e mantê-la bonita. A prática pode ser feita uma vez a cada trimestre.

Continua após a publicidade

3- (Re)plantar é necessário

Uma das característica da tostão que a fez ficar conhecida é sua facilidade em prosperar. A planta se desenvolve muito rápido e novos raminhos podem ser plantados para se ter uma muda farta.

É muito comum que o caule da dinheiro-em-penca cresça sem suas pequenas folhas, e é aí que vale a pena replantá-la e fazer a limpeza dos caules secos.

4. Jardim suspenso

 

como cuidar da planta dinheiro em penca
(Divulgação/CASACOR)

Além de trazer sorte, a dinheiro-em-penca pode também trazer vida e beleza para os ambientes, especialmente se colocada em um vaso suspenso. Seus caules “caídos” de aspecto único causam um impacto visual surpreendente no décor.

5. Ambientes energizados

Como última e não menos importante dica, vale a pena deixar a espécie em um local da casa que simbolize fonte de energia. A sala de estar e a cozinha podem ser ótimas opções nesse sentido.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade