Continua após publicidade

Arte em SP: descubra as galerias de arte mais legais da cidade

Se você busca conhecer o imenso acervo de arte de São Paulo, mas não sabe por onde começar, elencamos 7 galerias que você não pode deixar de visitar!

Por Maria Fernanda Barros
Atualizado em 26 abr 2024, 16h31 - Publicado em 19 abr 2024, 12h00

Quando o assunto é galerias de arte na capital paulista, a lista de lugares para conhecer é extensa. Inclusive, uma recente pesquisa realizada pela revista inglesa Time Out classificou São Paulo como um dos 15 maiores polos culturais e artísticos do mundo

Se você busca conhecer esse imenso acervo de arte da maior cidade da América Latina, mas não sabe por onde começar, confira a seguir o roteiro das 7 galerias que consideramos essenciais para iniciar essa tour! 

1. Verve Galeria

Em um prédio histórico no coração de SP, está a Verve Galeria! O Edifício Louvre, no centro da cidade, é a casa desse espaço artístico que busca conectar a arte, o público e a cidade. Com obras que transitam entre pintura, performance, desenho, fotografia, escultura e gravura, a Verve é o lugar certo para acessar diferentes modos de experimentação da arte contemporânea.

Arte em SP: um roteiro para conhecer as galerias mais legais da cidade!
Sala da Verve Galeria no Edifício Louvre, prédio histórico localizado na República (Divulgação/Verve Galeria/CASACOR)

Dirigida pelo artista Allann Seabra e o arquiteto Ian Duarte, a Verve foi fundada em 2013 e, desde então, faz da arte um diálogo com o patrimônio construído da cidade de São Paulo. No momento, se encontra em cartaz a mostra Natureza de Reposição, de Daniel Acosta, uma coletânea de três trabalhos que refletem a relação entre a poética do artista e as formas de representação da natureza. A exposição estará disponível até 18/05. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por \)(\ VERVE /)(/ (@vervegaleria)

Endereço: Av. São Luis 192 SL 06; República, São Paulo- SP

Continua após a publicidade

Horário de funcionamento: 11h às 18h de terça a sexta, 12h às 17h aos sábados

2. Galeria e Usina Luis Maluf

Nos seus dois espaços, a Galeria, localizada no Jardins e a Usina, na Barra Funda, a Luis Maluf Galeria de Arte exala criatividade e tem como pilar a valorização da pluralidade das visões mundo e o incentivo da cultura brasileira. Integram o espaço artistas nacionais e internacionais, que transitam entre linguagens diversas e apresentam obras com diferentes técnicas, situadas entre o abstrato e o figurativo. 

Arte em SP: um roteiro para conhecer as galerias mais legais da cidade!
Galeria Luis Maluf, no Jardins (Divulgação/Luis Maluf/CASACOR)

O espaço já apresentou projetos como Residência Artística, DriveThru Art e oficinas em parceria com a Fundação Casa. Então, se você quer se conhecer uma galeria engajada que fomenta debates e reflexões sobre a produção cultural e artística atual, a Luis Maluf é exatamente esse lugar.

Na Galeria, acontece até 27/04 uma exposição coletiva, que reúne as distintas abordagens artísticas de Isis Gasparini, Luciana Rique e Shizue Sakamoto. Já na Usina, está em cartaz até 18/05 Janet Vollebregt, com a exposição “Na Simples e Suave Coisa / Suave, Coisa Nenhuma”, que destaca a fusão entre arte e arquitetura, inspirada por práticas ancestrais como o Jin Shin Jyutsu. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Galeria Luis Maluf (@luis_maluf)

Continua após a publicidade

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1887, Jardins (Galeria) e Rua Brigadeiro Galvão, 996, Barra Funda (Usina)

Horário de funcionamento: 10h às 19h de terça a sexta, 11h às 17h aos sábados

3.  Luciana Brito Galeria

Desde 1997, a Luciana Brito Galeria é referência na difusão da arte brasileira e no intercâmbio com artistas internacionais. Rochelle Costi, Geraldo de Barros, Waldemar Cordeiro, Lygia Clark e Marina Abramovic são alguns dos nomes que já atravessaram a trajetória da galeria. Combinando a herança arquitetônica modernista, o urbanismo e a produção visual contemporânea, o espaço se consagra como uma das protagonistas do mercado de arte brasileira.

Arte em SP: um roteiro para conhecer as galerias mais legais da cidade!
Galeria Luciana Brito (Edouard Fraipont/CASACOR)

Recentemente, o espaço passou a representar os espólios de Gaspar Gasparian, Thomaz Farkas e Fernando Zarif e procura impulsionar as mais novas gerações de artistas contemporâneos, como Héctor Zamora, Tobias Putrih, Paula Garcia, Rafael Carneiro e Pablo Lobato. A exposição do momento é o “Cadê o abre alas?, em cartaz até 04/05, com obras de Gabriela Machado e curadoria de Oswaldo Corrêa da Costa, uma mostra provocativa que apresenta combinações impensadas de pinturas e esculturas. 

Continua após a publicidade
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Luciana Brito Galeria (@lucianabritogaleria)

Endereço: Av. Nove de Julho, 5162 – Jardim Europa, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: 10h às 19h de terça à sexta, 11h às 17h aos sábados

4. Martins&Montero

Se você deseja mergulhar na arte a partir de um ponto de vista histórico, visite a Martins&Montero! Desde sua inauguração em 2011, o espaço investiga produções artísticas realizadas durante o período ditatorial no Brasil, promovendo uma revisão histórica de processos desenvolvidos com forte resistência intelectual, negligenciados ao longo das últimas décadas. Assim, a galeria se consagrou como um verdadeiro centro de pesquisa, história e documentação que estimula o diálogo entre diferentes gerações e distintas perspectivas culturais. 

Continua após a publicidade
Arte em SP: um roteiro para conhecer as galerias mais legais da cidade!
Galeria Jaqueline Martins (Divulação/CASACOR)

Martins&Montero também possui uma sede em Bruxelas, onde exibiu três mostras em 2024, e no momento, está em cartaz em São Paulo com a exposição “Jota Mombaça: SABERÁ/ AS FILHAS DO MENOR CHUVISCO”, até 11 de maio. A galeria está confirmada na CASACOR SP 2024, com assinatura da arquiteta Juliana Cascaes.

Endereço: Rua Jamaica, 50 – Jardim América, São Paulo-SP

Horário de funcionamento: 10h às 19h de terça a sexta, 11h às 17h aos sábados

5. Millan

Um riquíssimo ponto de encontro de artistas que reverberam as raízes brasileiras e elementos da cultura nacional: assim poderíamos descrever a Millan, mas ainda não seria suficiente para definir o extraordinário acervo da galeria, que cresce desde 1986, seu ano de fundação. As obras inserem temáticas de regionalidade, território, gênero, ancestralidade e outros recortes sociais em um patamar artístico requintado e contemporâneo.

Arte em SP: um roteiro para conhecer as galerias mais legais da cidade!
Anexo da Galeria Millan (Pedro Vannucchi/CASACOR)

Até 04/05 você pode conferir na galeria a mostra Mão Invisível, de Vivian Caccuri, um conjunto de obras em papel que explora ondas sonoras, se aprofunda em história colonial e reflete sobre a destruição de culturas. 

Continua após a publicidade
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Millan (@_millan.art)

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1430 – Pinheiros, São Paulo- SP

Horário de funcionamento: 10h às 19h de terça a sexta, 11h às 15h aos sábados

6. Casa Triângulo

Um espaço livre e experimental de arte contemporânea muito querido em SP: a Casa Triângulo, fundada em 1988 pelo arquiteto Ricardo Trevisan, tem que estar na sua rota de galerias na cidade.

A programação da galeria é reconhecida por apresentar exposições antológicas de seus artistas consagrados e ainda revela vários artistas jovens. O ambiente, composto por designs e materiais contemporâneos, é todo pensado para reafirmar a personalidade artística do lugar e estabelecer harmonia entre estrutura e conteúdo, arquitetura e arte.

EDUARDO BERLINER . BEM DEBAIXO DOS MEUS OSSOS
“Bem debaixo dos meus ossos”, de Eduardo Berliner (Divulgação/Casa Triângulo/CASACOR)

Até 11 de maio, você pode ver “Até 2029” na Casa Triângulo, a terceira exposição individual de Dan Lie na galeria. A mostra apresenta obras do artista com prazos finais em 2024, 2028 e 2029.

As com prazos em 2029 estão sendo mostradas aqui pela primeira vez e foram criadas a partir dos restos mortais da instalação Outres, que foi apresentada na 35ª edição da Bienal de São Paulo em 2023. Após o término daquela instalação, só restaram registros que a testemunharam — fotografias, vídeos e os pedaços de tecidos que ficaram suspensos ao redor da obra, que serviram de matéria-prima para a confecção dessas novas esculturas.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por casa triângulo (@casatriangulo)

Endereço: Rua Estados Unidos, 1324 – Jardins, São Paulo- SP

Horário de funcionamento: 10 às 19h de terça a sexta, 10h às 17h aos sábados

7.  Galeria Simões de Assis

Dedicada a arte moderna e contemporânea, a Galeria Simões de Assis é outro espaço cheio de relevância para a produção artística latino-americana. A começar pelo seu propósito no contexto de fundação: em 1984, Waldir Simões de Assis Filho fundou a galeria em Curitiba com o intuito de descentralizar a realização e circulação da arte. 

Posteriormente, a galeria se expandiu para SP e Balneário Camboriú. Os três espaços são recheados de obras que levam muita beleza para os olhos e revelam artistas que exalam criatividade e inventividade

Larry Ossei-Mensah, curador de uma das primeiras mostras da Simões de Assis de SP
Larry Ossei-Mensah, curador de uma das primeiras mostras da Simões de Assis de SP (Divulgação/CASACOR)

A Galeria está com duas mostras abertas para visitação em SP até 04/05: Jean-Michel Othoniel: Sob outro sol, primeira exposição individual do artista francês no Brasil, e Juan Parada: Entre gestos soltos e telesseleções, com os icônicos quadros de arte do curitibano. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Simões de Assis (@simoesdeassis_)

Endereço: Alameda Lorena, 2050A, Jardins, São Paulo- SP

Horário de funcionamento: 10h às 19h de terça a sexta, 10h às 15h aos sábados

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade