Continua após publicidade

CASACOR RS: poder transformador da arte preenche os ambientes!

De Iberê Camargo a Pablo Picasso e obras acervo de Carlos Páez Vilaró, a arte define os espaços da 31ª edição da mostra em Porto Alegre

Por Redação
3 out 2023, 08h00

Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”, escreveu o célebre dramaturgo Bertolt Brecht em seus Escritos sobre Teatro. Ao redigir tais palavras, ele evidenciou a capacidade artística de embelezar a vida e provocar sensações em seus espectadores. Quem acompanha essa linha de raciocínio são os arquitetos e decoradores da CASACOR Rio Grande do Sul, que se valeram de diversas pinturas e esculturas ao projetarem os belos ambientes – todos alinhados à temática da edição de 2023 da mostra, “Corpo e Morada”.

Estar Íntimo – Francisco Franck

 

Francisco Franck - Estar Juntos. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Francisco Franck – Estar Juntos. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

Iberê Camargo é um dos mais conhecidos artistas brasileiros. Com o nome consagrado nacionalmente, foi próximo de Cândido Portinari e transitou por várias correntes artísticas durante sua vida. Uma tela pintada por ele possui, certamente, qualidade e um imenso valor histórico. Foi essa uma das escolhas do arquiteto Francisco Franck no ambiente Estar Íntimo, onde uma obra de Iberê foi posicionada junto a uma luxuosa lareira de mármore.

Francisco Franck - Estar Juntos. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Francisco Franck – Estar Juntos. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

As obras do espaço contrastam com as paredes revestidas de linho. Além da tela de Iberê, trazem vida ao ambiente as esculturas de Luiz Felkl e Paulo Caldas. As paredes também são decoradas com pinturas assinadas por Teresa Poester e Patrício Farias. Contrastando, ainda, com essa concepção artística moderna, foi escolhida uma fotografia contemporânea da Luka.Art, favorecida pela iluminação cênica.

Quer Dizer Amor – Poema Arquitetura

A curadoria é um dos processos mais importantes de uma exposição. Afinal, consiste no olhar de um especialista para a escolha de obras a serem apresentadas. Foi assim que o escritório Poema Arquitetura recorreu a um acervo especial para a decoração do seu ambiente: o do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, idealizador da Casa Puebla, hoje ponto turístico de Punta del Este.

Poema Arquitetura - Quer Dizer Amor. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Poema Arquitetura – Quer Dizer Amor. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

As obras, um conjunto de quadros com fotografias de pontos turísticos emblemáticos de todo o mundo, formam uma rica composição que preenche uma das paredes do ambiente. Denominada “Quer Dizer Amor”, a cozinha foi pensada para inspirar momentos inesquecíveis. Pensando nisso, os arquitetos optaram por colocar um piso de pedra, representando a base sólida que é a família, e paredes de madeira, um material com uma rica carga histórica e clássico das construções brasileiras. 

Ser/Estar & Viver – Eduardo Machado

 

Eduardo Machado Arquitetura - Ser/Estar & Viver. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Eduardo Machado Arquitetura – Ser/Estar & Viver. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

O ambiente contou com diversos artistas para a elaboração de uma atmosfera voltada a proporcionar vivências raras. Para isso, apostou em uma escultura “Jester”, da série homônima de Pablo Picasso. A peça, assinada, numerada e catalogada, faz parte de um conjunto de obras desenvolvidas pelo pintor espanhol no início do século 20, quando esteve acompanhando artistas circenses. 

Continua após a publicidade

Além dela, podem ser observadas duas telas da artista nipo-brasileira e referência em abstracionismo informal Tomie Ohtake, agraciada com a Ordem de Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil, em São Paulo. Outro pintor premiado que compõe o espaço é o artista plástico Siron Franco, considerado o melhor pintor nacional durante sua participação na 12ª Bienal Nacional de São Paulo, em 1974. O arquiteto apostou na obra intitulada “Césio”, inspirada no acidente radiológico de Goiânia, ocorrido em 1987. 

Origens – Izabela Pagani

Assinado por Izabela Pagani, o projeto reflete o jeito da arquiteta de ver o mundo – e isso é feito com muita arte. A curadoria foi pensada para ser uma celebração da riqueza da experiência humana e da capacidade da arte de nos conectar com nossas memórias, ativando aspectos sensoriais e emocionais, formando um grande mosaico de histórias. 

Izabela Pagani - Origens. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Izabela Pagani – Origens. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

Para isso, foram selecionados cinco artistas que representam diferentes maneiras de ser e viver no mundo. José Rufino, na obra Collection, utiliza memórias individuais e coletivas estimulando um diálogo emocional e crítico com o presente. Já Lia Menna Barreto apostou na experiência da infância, recorrendo a brinquedos plásticos reconstruídos. 

Izabela Pagani - Origens. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Izabela Pagani – Origens. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

A escultura de Márcia Braga busca a ancestralidade pelo uso do barro e do trabalho de tecer. André Lacerda, por sua vez, criou esculturas em madeira e cerâmica que retratam a célebre frase de Thomas Hobbes, “O Homem É o Lobo do Homem”. Por fim, o artista indígena Xadalu, conhecido por explorar o contato com a natureza e a cosmovisão dos povos originários, utilizou raízes de orquídea na construção da obra Meu Coração Ainda Bate. 

Estúdio e Loja de Arte – W4 Arquitetura

 

W4 Arquitetura Criativa - Estúdio e Loja de Arte. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
W4 Arquitetura Criativa – Estúdio e Loja de Arte. (Cristiano Bauce/CASACOR)

Quem se inspirar nos ambientes e quiser levar sua própria arte para dentro de casa poderá adquirir fotos impressas em canvas da Luka.Art no Estúdio e Loja de Arte da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. O ambiente, assinado pela W4 Arquitetura, é uma verdadeira exposição, em que as telas flutuam formando um mosaico de imagens que prendem a atenção do público. Em uma das paredes, uma imagem em flor transborda e junta-se à arte que ilustra uma das paredes do local. 

Continua após a publicidade

Serviço – CASACOR Rio Grande do Sul 2023

Quando: de 25 de agosto a 22 de outubro

Onde: Rua Carlos Trein Filho, 705 – bairro Bela Vista – Porto Alegre/RS

Horários de funcionamento:

Terça-feira a sexta-feira: das 13h às 20h30 (visitação até 22h)

Sábados: das 12h às 20h30 (visitação até 22h)

Domingos e feriados: das 12h às 20h (visitação até 21h30)

Continua após a publicidade

Bilheteria virtual: appcasacor.com.br/events/rio-grande-do-sul-2023.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade