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CASACOR 2023 apresenta nova campanha: “Corpo & Morada”

Campanha criada pela Agência Sharp, ao lado do time de curadoria, entende a casa como uma extensão do corpo

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2023, 16h20 - Publicado em 15 fev 2023, 08h00
Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada
(Reprodução/CASACOR)

A CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, começa 2023 cheia de novidades. Uma delas é a parceria inédita com a Agência Sharp, que assume a comunicação da marca e, ao lado do time de curadoria, é responsável pela criação e execução do tema para este ano: “Corpo & Morada.”

Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada
(Reprodução/CASACOR)

A Sharp foi escolhida pela CASACOR, por ser um hub de inteligência cultural que une metodologias para construir soluções criativas, facilitando o diálogo entre marcas, culturas e suas comunidades, acreditando no poder da vivência, da pesquisa e da colaboração para desenhar projetos de relevância e impacto, sempre atrelados aos objetivos de negócio.

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Assim, começaram a nascer o tema e a campanha da CASACOR 2023, que trazem um conjunto de macrotendências de comportamento que impactam o estilo de vida contemporâneo e foram mapeadas pelos curadores de CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cristina Ferraz, que entendem que o cenário de incertezas persiste.

O mapeamento de tendências teve acurada leitura da Agência Sharp, que traduziu o estudo em imagens, tendo como resultado uma campanha de fotos impactantes, que serão a guia da marca e estarão estampadas em todas as 20 praças nacionais, 4 internacionais e para a icônica mostra de São Paulo.

A Criação

O processo criativo baseou-se em quatro macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento.

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“Pensamos de maneira ampla para criar um conceito que fosse além dos movimentos de mercado e também dialogasse com as pessoas e comunidades culturais que constroem e avançam os territórios da mostra, traduzindo a nova relação do ser humano com seu corpo e sua morada, sobre como a nossa casa é o nosso corpo e vice-versa“, revela Mariana Stabile, Founder e CEO da Sharp.

A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. “Mais que isso, ‘Corpo & Morada’ é a materialização de duas coisas simultaneamente agregadas a partir da ideia de que sempre caminham juntas”, conta a estrategista e pesquisadora da Sharp, Gabriela Campos.

Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada
(Reprodução/CASACOR)

Esse quadro faz com que os curadores da CASACOR e a Sharp, apoiados pelo Manifesto 2023, acreditem que a atenção, o afeto e o cuidado devem permear as nossas relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, o consumo, a cidade e o planeta, propondo uma nova cartografia do afeto, baseada na ancestralidade, na tolerância, na diversidade e na empatia.

Na parte visual, a grande novidade é o uso de fotografias. Toda a campanha ilustra a simbiose entre corpo e casa. As imagens são repletas de detalhes de materialidade, texturas, luz e estrutura, elementos muito vistos nas fotografias de arquitetura, que junto com a frase, ‘é necessário que a fachada se transforme em pele‘ – um dos motes do relatório de tendências CASACOR 2023 – norteou o que viria a seguir em matéria de design.

“O objetivo foi criar uma experiência de casa que fosse o mais íntima possível”, revela Raphael Tepedino, Diretor Criativo a Sharp. “Fizemos um mergulho na pesquisa de tendências da CASACOR e usamos diversos insights do workshop feito pela agência para definirmos o caminho visual e o enunciado. ‘Corpo & Morada’ foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal. Imagens da casa, dos objetos e da arquitetura foram mescladas aos detalhes do corpo”, complementa o criativo.

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Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada
(Reprodução/CASACOR)

“Nossa grande inspiração foi a comunicação de arte, para aguçar a curiosidade do público sobre o que ele irá ver na CASACOR desse ano. Para isso usamos imagens que não tivessem muito contraste entre si e se complementassem, borrando a barreira entre o que é o corpo e a casa, passando a ideia de que um é a extensão do outro“, explica o Diretor Criativo da Sharp, João Veloso, que complementa: “Para os profissionais que vão participar desta edição, essa é uma oportunidade de trabalhar com mais subjetividade seus espaços”.

Além de Mariana Stabile (Founder e CEO), Fernanda Ricardo – Head de Operações e Projetos, Thais Francoski – Líder de Planejamento, Patricia Gianini – Líder de Gestão, Keila Ramalho – Gerente de Projetos, Marcela Petrus – Head de Novos Negócios, Christian Seki – Líder de Design, Junior Barros – Líder de Produção, Carolina Zibetti – Head de Estratégia, Raphael Tepedino – Diretor Criativo, João Veloso – Diretor Criativo, Gabriela Campos – Estrategista e Pesquisadora, Juliana Sacramento – Copywriter

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Sobre a CASACOR São Paulo

 

A principal edição da CASACOR, a CASACOR São Paulo será realizada de 30 de maio a 6 de agosto, voltando a ocupar o calendário do primeiro semestre, como era tradição até 2019. O palco de tudo isso será, pela segunda vez, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso da sua edição comemorativa de 35 anos, que ficou marcada na história do evento. Em 2023, a mostra estará num espaço ampliado e terá mais de 11.000m² de área construída. A CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício.

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