Artboard Created with Sketch.

Dia Mundial do Meio Ambiente: entenda a importância da data

Instituída pela ONU, a data mobiliza a comunidade internacional em favor da conscientização e preservação ambiental. O tema deste ano é biodiversidade

 (Reprodução/CASACOR)

Uma das principais ações globais para a conscientização ambiental, nesta sexta-feira 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela ONU em 1974, a data mobiliza a comunidade internacional — entre governos, empresas, famosos e indivíduos —, a tomarem iniciativa em favor da preservação do ambiente natural. Neste ano, o tema é biodiversidade, uma preocupação urgente desde os incêndios florestais no Brasil, Estados Unidos e Austrália em 2019.

Além de chamar atenção para os problemas ambientais vigentes, a data também incentiva a adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia. Para isso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) vem transmitindo em suas redes sociais uma série de conversas com ativistas ambientais e personalidades conhecidas para refletir sobre a nossa relação com o planeta pós-pandemia. Iniciadas na segunda-feira, as lives seguem até domingo (7) com nomes como Lenine e Regina Casé. A programação completa pode ser acessada aqui.

O tópico sustentabilidade também tem sido cada vez mais discutido em arquitetura, que vem mobilizando esforços para superar o desafio de viver em harmonia com o meio ambiente, buscando soluções e recursos para popularizar as construções sustentáveis. Entre as medidas ecológicas e arquitetônicas, estão a conservação de água, a diminuição na emissão de gases poluentes, o aumento da eficiência energética, a gestão dos resíduos de obra e até a construção prédios totalmente verdes — os green buildings —, planejados desde a concepção até sua finalização para reajustar o microclima e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Um dos pilares das mostras da CASACOR, a sustentabilidade é um princípio adotado em todos os projetos. Além de oferecer diferentes ideias para aplicar a sustentabilidade em casa, prezar pelo reaproveitamento e descarte correto de resíduos de obra e até construir casas inteiras voltadas para minimizar o impacto no ecossistema, a CASACOR lança anualmente um Relatório de Sustentabilidade, em que divulga publicamente suas conquistas neste tema. É possível acessar o relatório completo das mostras de 2019 aqui.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.