Dia Mundial da Água: como surgiu e quais ações podem ser tomadas em casa

Com o objetivo de relembrar as pessoas sobre o uso racional da água, a data foi criada pela ONU em 1993

Por Yeska Coelho Atualizado em 25 mar 2021, 09h44 - Publicado em 22 mar 2021, 17h09

dia mundial da água

Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data importante para relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida (humana, das plantas e dos animais), bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.

A data surgiu com esse objetivo: alertar as pessoas sobre como preservar e da importância do recurso para a natureza. Ela foi instituída pela ONU em 21 de fevereiro de 1993.

dia da agua
Divulgação/ Acquaquim/CASACOR

Conforme prescrito no artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos da Água, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”.

Para colocar isso em prática, separamos algumas dicas espertas que você pode começar a colocar em prática desde já no seu lar:

1- Utilize só o necessário

Reduzir o tempo no banho, manter as torneiras fechadas quando escovar os dentes ou cozinhar são algumas boas práticas que são sempre muito bem-vindas quando o assunto é economizar água.

Continua após a publicidade

Lembre-se: pequenos gestos também contam muito!

2- Aproveita a água da lavadora

A água utilizada para lavar a roupa pode ser reaproveitada para outras finalidades como lavar o quintal. Dessa forma evita desperdícios – e de quebra a rotina fica bem mais prática!

3- Não lave calçadas com mangueiras

Apesar da praticidade, as mangueiras representam um gasto de 120 litros de água quando usadas para essa finalidade. Por isso, que tal substituir o uso da mangueira por uma vassoura ou, no máximo, um balde com água?

O mesmo vale para lavagem de carros!

4- Verifique se há incidência de vazamentos

Infiltrações são um problema que muitas casas precisam lidar. Além do mofo e de todos os outros malefícios trazidos, ainda é um desperdício de água gigante. Para esses casos, é importante buscar por ajuda especializada.

Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Instagram da CASACOR: @casacor_sustentavel.

Continua após a publicidade
Publicidade