7 plantas para horta e cultivo de temperos em casa

As plantas para horta ajudam tanto na decoração como podem também servir de alimento para os moradores. Conheça espécies para criar a sua!

Por Yeska Coelho Atualizado em 4 out 2021, 11h37 - Publicado em 6 out 2021, 16h00

Aliar a natureza à decoração é uma boa prática que todos podem fazer – desde quem vive em um espaço amplo, com varanda ou terraço, até mesmo os moradores de um apartamento pequeno e aconchegante. O segredo é buscar sempre por espécies que se adaptem bem ao novo lar. Muito além do que elementos decorativos, é possível incluir plantas para horta e montar seu próprio cantinho verde em casa.

horta 40 andre lenza casacor goias 2018
Horta 40. André Lenza – CASACOR Goiás 2018 Jomar Bragança/CASACOR

As plantas para horta em casa são compostas por frutas, legumes e temperos que podem servir tanto para dar um aroma agradável ao lar como para o próprio consumo dos moradores. Diferente do que se pensa, não é necessário um espaço muito amplo para abrigar as espécies, e é possível cultivá-las na própria cozinha.

Ah! E uma dica esperta: para quem desejar cultivar alguns alimentos, é possível contar com a própria semente dos restos de alimentos do seu lar e transformar o seu lixo orgânico em uma hortinha. A seguir, separamos 5 plantas para horta em casa!

1- Manjericão

 

Continua após a publicidade
Manjericão é uma das plantas para horta
Pixabay/CASACOR

O manjericão é um tempero queridinho das receitas de família. É uma das plantas para horta que possui aroma acolhedor e traz uma sensação super aconchegante e uma memória afetiva para muitas pessoas, por isso, é uma ótima aposta para se ter em casa.

Ela pode ser cultivada em espaços pequenos, desde que tenham uma boa iluminação por pelo menos 4 horas diárias e muita água. Deixar a espécie em uma janela ou na varanda é uma boa saída.

2- Orégano

 

Continua após a publicidade
Orégano é uma das plantas para horta em casa
Pixabay/CASACOR

O orégano é outro tempero que costuma agradar e estar presente nas cozinhas de muitos países. A boa notícia é que, além de comprar no mercado, você pode ter a sua própria horta do tempero. Para o cultivo, é importante contar com luz direta do sol e manter o solo sempre molhadinho.

3- Tomate-cereja

 

Continua após a publicidade
tomate-cereja pode ser cultivado em casa
Pixabay/CASACOR

Nada como uma salada refrescante de tomates! Melhor ainda é poder cultivá-los com todo amor e carinho no conforto do seu lar. O tomate-cereja é uma fruta que além de saborosa tem uma aparência muito delicada, o que agrega muito para a decoração. Para o cultivo é importante manter 6 horas de sol diariamente e rega 5 vezes na semana.

4- Alecrim

 

Continua após a publicidade
alecrim é uma das plantas para horta
Pixabay/CASACOR

O alecrim é um tempero que rouba a cena nas cozinhas! Isso porque o aroma agradável ajuda a trazer um clima muito mais acolhedor. É uma plantinha perfeita para cultivar em espaços pequenos, pois precisa apenas de luz indireta e tem preferência por lugares frescos.

5- Hortelã

 

Continua após a publicidade
hortelã plantas para horta
Pixabay/CASACOR

A hortelã é conhecida por trazer frescor para os ambientes, por isso, muitas pessoas apostam nessa erva saborosa e aromática para compor os lares. Especialmente na cozinha, ela ameniza o cheiro de gorduras e frituras. A rega pode ser feita a cada dois dias e a planta pode ser cultivada tanto em luz direta como indireta.

6- Pimenta

 

Continua após a publicidade
Pimenteira é uma das plantas para horta
Plantei/CASACOR

As pimentas cumprem tripla função quando colocadas em casa: aliadas à decoração, alimento e ainda eliminam as energias negativas do lar. Ter um pé de pimenta em casa é algo bastante positivo e você pode aproveitar as sementes que já possui em casa dos restos do alimento que já foram consumidos.

Uma dica para manter as pimentas saborosas e com cores chamativas é deixá-las no sol o máximo possível.

7- Salsinha

 

Continua após a publicidade
a salsinha é uma das plantas para horta
Pixabay/CASACOR

A salsinha é uma ótima opção de tempero e pode ser cultivada junto da cebolinha. É um tempero fácil de ser cultivado, não precisa de muito sol e nem muita água para sobreviver. A rega pode ser feita de dois em dois dias – quando a terra estiver muito seca.

Continua após a publicidade
Publicidade