Cabana de container reciclado alia sustentabilidade e estilo. Confira!

À frente do projeto, a Pinup Houses investiu em placas solares e turbinas eólicas para gerar energia mais limpa

Por Yeska Coelho 4 Maio 2021, 08h13
Casa container vista de fora é projeto da Pinup Houses
Divulgação/CASACOR

Uma cabana feita a partir da reciclagem de um transporte de container descartado contou com o apoio da tecnologia e vem ganhando notoriedade por unir aconchego, estilo e respeito à natureza.

Batizada de “Container Gaia”, ela conta com 12 m² e uma filosofia pautada na sustentabilidade. O projeto foi uma iniciativa da Pinup Houses que tinha como objetivo criar uma edificação autossustentável – e a boa notícia é que isso foi possível!

placas solares em casa container reciclada
Divulgação/CASACOR

A pequena casa container se assemelha bastante de um Tiny House, justamente por seus espaços serem reduzidos, mas totalmente funcionais. Para isso, os profissionais à frente do projeto precisaram colocar a mão na massa e investir em cheio na marcenaria como aliada.

>> Tiny House: o que é? Conheça o movimento e lindos projetos!

Casa container vista de fora é projeto da Pinup Houses
Divulgação/CASACOR

Uma das principais características da construção feita pela Pinup Houses é o uso de energia solar e eólica no interior da morada. Para isso, placas solares foram instaladas no teto, e dessa forma, a cabana não precisa de fontes de energia externa para funcionamento.

Continua após a publicidade
Móveis multifuncionais em casa container da Pinup Houses
Divulgação/CASACOR

Além do painel solar, a cabana conta com uma turbina eólica, que garante o funcionamento das baterias, para que elas possam ser carregadas a qualquer hora do dia e em todas as estações. As baterias, por sua vez, tem o nível de carga acompanhado através de um aplicativo para celular, o que torna mais fácil verificar o consumo e o carregamento da bateria enquanto estiver fora.

marcenaria aliada em casa container
Divulgação/CASACOR

O acesso a água filtrada não é uma preocupação, mas o uso racionado é recomendado para não gerar desperdícios. Isso porque a Gaia foi equipada para reaproveitar a água da chuva, que é filtrada e distribuída para o banheiro e para a cozinha.

banheiro casa container reciclada
Divulgação/CASACOR

No interior da cabana, de cara já dá para perceber alguns aspectos que foram de suma importância: investir em uma mobília multifuncional foi um dos principais. Um sofá que vira cama, as paredes que servem como armário ou mesmo a mesa de jantar que é dobrável são alguns exemplos de como a marcenaria se fez presente para trazer praticidade ao projeto.

Fonte: designboom

 

Continua após a publicidade
Publicidade