O que são casas containers? Conheça projetos que passaram pela CASACOR

Conheça um pouco mais sobre o método construtivo que apresenta diversas vantagens, faz bem para o meio ambiente e tem custo reduzido

Por Marianna Rodrigues, Yeska Coelho Atualizado em 16 abr 2021, 10h34 - Publicado em 13 abr 2021, 09h00
CASACOR São Paulo 2019 -Casa Contêiner-Marilia Pellegrini-foto- Romulo Fialdini
CASACOR São Paulo 2019 – Casa Contêiner por Marilia Pellegrini. Romulo Fialdini/CASACOR

As casas containers vêm ganhando cada vez mais destaque. Com um estilo industrial predominante, essas construções são mais sustentáveis e rápidas de serem construídas. Muitas opções estão, inclusive, dispostas na natureza, para quem quiser visitar.

A busca por construções que reconectem pessoas e natureza é cada vez maior. Com a evolução das cidades e de toda movimentação que ela trazem, um momento de tranquilidade em contato com o meio ambiente é uma das opções mais procuradas.

E para sair da rotina, essa mudança de ares é acompanhada de hábitos mais simplistas e um lifestyle mais minimalista.

As casas containers são tendências que já se tornaram realidade no Brasil. A seguir, confira alguns dos projetos que já fizeram bonito em edições da CASACOR.

O Janelas CASACOR inclusive vem muito antenado a esse novo conceito, com mais de 10 exposições espalhadas pelo Brasil que usaram containers como proposta de morar, esse projeto foi uma iniciativa da CASACOR para dar visibilidade a projetos tendências em meio a pandemia da Covid-19.

História das casas containers

Arquitetura e sustentabilidade andam lado a lado no século 21. As novas formas de morar incluem o compromisso com o meio ambiente e a preocupação em contribuir para um planeta mais saudável. É neste cenário que os containers ganham uma nova função.

Inventados nos anos 50, pelo empreendedor americano Malcolm McLean, eles revolucionaram a indústria de transportes da época. Aos poucos, espalharam-se pelo mundo e se tornaram comuns, levando cargas em navios e trens. Mas foi no começo dos anos 2000, que receberam um novo uso – pouco provável, mas com muita sinergia com o segmento da arquitetura.

CASACOR Minas Gerais 2019 -Ateliê-da-Vila por -Foto-Jomar-Bragança
CASACOR Minas Gerais 2019 – Ateliê da Vila, por Casa Terese. Jomar Bragança/CASACOR

Um grupo de arquitetos ingleses percebeu que os módulos eram descartados pelas transportadoras após oito anos de atividade. Verificaram a composição do material e viram que ele poderia ser extremamente funcional para construções – feitos com aço, os contêineres são muito resistentes, porém leves o bastante para serem transportados de um lugar para outro.

A ideia deu certo e ganhou adeptos não só na Inglaterra, mas por todo o planeta. No Brasil, casas e empresas contêineres começaram a ser construídas na última década.

Continua após a publicidade

Vantagens de investir em casas containers

As vantagens do modelo de construção são muitas e vão desde o menor custo e baixo impacto ambiental até durabilidade e mobilidade.

A própria opção pelo reaproveitamento do contêiner já inicia o pacote: a estrutura reduz os gastos com outras matérias primas, como areia, tijolos, cimento e ferro. A diminuição destes elementos proporciona uma obra limpa e seca, sem necessidade de elevado consumo de água.

Com isso, o custo da construção diminui entre 20% e 40% em relação a uma casa de alvenaria do mesmo tamanho e acabamentos.

Além disso, não é necessário comprar um terreno para instalar o contêiner, como a habitação é de fácil transporte, o imóvel pode ser alugado. A construção também é interpretada como temporária pela maior parte das prefeituras no Brasil, o que acelera o processo de aprovação da obra.

O tamanho do edifício pode variar de acordo com a necessidade do cliente. Como são padronizados internacionalmente, existem dois tamanhos de contêineres: os menores, de 20 pés (2,45 m X 2,60 m x 6 m), e os maiores, de 40 pés (2,45 X 2,90 m X 12 m). Os módulos podem ser acoplados de diferentes maneiras e receber os mais variados revestimentos.

Casa Container na CASACOR São Paulo 2011, assinada pela arquiteta Brunete Fraccaroli
CASACOR São Paulo 2011 – Casa Container, por Brunete Fraccaroli. Divulgação/CASACOR

As casas contêiner fomentam um novo ideal de sustentabilidade, que ultrapassa o âmbito da natureza e alcança um moderno imaginário de vida. Sempre prezando pela qualidade e conforto, mas evitando acúmulos e desperdícios.

Atenta para as tendências e preocupada com a sustentabilidade, a CASACOR exibiu sua primeira Casa Container em 2011, assinada pela arquiteta Brunete Fraccaroli. De lá para cá, o modelo de construção se consagrou como um dos mais admirados pelo público da mostra.

Abaixo, listamos 10 casas contêineres que foram destaque no decorrer dos últimos anos na CASACOR:

 

Continua após a publicidade
Publicidade