Marcenaria para espaços pequenos alia praticidade e elegância

Investir em móveis planejados com madeira é uma aposta para criar ambientes otimizados. Confira!

Por Yeska Coelho Atualizado em 30 abr 2021, 10h53 - Publicado em 30 abr 2021, 08h47
QUARTO-DA-MENINA-01-3c46vdex3ih4uxdulvksg0
Divulgação/CASACOR

A marcenaria vem ganhando notoriedade para compor espaços e torná-los mais funcionais. Não é novidade que a madeira é uma peça esperta para trazer aconchego aos lares, mas, hoje em dia, investir em marcenaria se tornou algo muito mais comum, e utilizado por quase todos os profissionais que atuam com design de interiores.

Trata-se de um trabalho em que é possível criar objetos, móveis e uma composição inteira de um ambiente só em marcenaria. Por essa razão, a marcenaria está muito aliada com ambientes planejados, por se tratar de uma saída eficiente para criar soluções práticas e personalizadas.

Quarto do Neto por Tatiana Lopes e Tatiana Mendes
CASACOR Rio de Janeiro 2016. Quarto do Neto – Tatiana Lopes e Tatiana Mendes. Divulgação/CASACOR

Para ambientes pequenos, usar marcenaria não é só recomendado, mas passa a ser praticamente uma necessidade. É um jeito de conseguir deixar o espaço de metragens reduzidas melhor aproveitado, coisa que um móvel pronto não consegue. A diferença entre comprar um móvel na loja para marcenaria está justamente aí: na possibilidade de contar com um mobiliário ou objeto que cabe perfeitamente no cantinho reservado e cumpre de maneira esperta a sua função.

Tipos de madeira para marcenaria

espaço receber da chef de cozinha casacor franca jardim vertical painel de madeira
CASACOR Franca: Espaço de Receber da Chef de Cozinha – Marcelo Diniz, Mateus Finzeto e Deise Pucci. Felipe Araújo/CASACOR

Eleger o material que será utilizado para uma produção com marcenaria é parte importante do processo. Afinal, diferentes modelos ditam o estilo e a sensação que o projeto irá agregar. Além do acabamento estético, é importante se atentar à resistência da matéria-prima. Conheça as principais:

  • Folhas de madeira;
  • Compensado;
  • MDF;
  • Aglomerado;
    Fórmica.

Móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais não são peças exclusivamente ligadas à marcenaria, porém, existe uma grande sinergia entre os conceitos. Para espaços pequenos, contar com esse tipo de solução ajuda a otimizar espaços.

Cozinha e Sala de Almoço. Naiana Lima e Priscilla Ximenes
Cozinha e Sala de Almoço. Naiana Lima e Priscilla Ximenes. CASACOR Ceará Divulgação/CASACOR

Cozinha com bancada de ponta a ponta. Projeto: Felipe SoaresUma cama com função de baú, o armário de cozinha com suporte para rolo de papel toalha, uma escrivaninha que também serve como penteadeira… Existem muitas possibilidades de incorporar móveis multifuncionais para tornar a rotina mais simples.

A marcenaria entra como aliada para tornar essa ideia de multitarefas realidade, a partir de técnicas de design do produto que garantam a fusão de diferentes habilidades que um mobiliário pode oferecer.

Projetos em marcenaria

Investir em marcenaria é uma aposta para projetos elegantes e cheios de estilo e podemos provar! A seguir, confira uma seleção de ambientes que utilizaram madeira para tornar os ambientes mais práticos, sem abrir mão da estética:

Continua após a publicidade
Publicidade