Hotel boutique na Croácia opta por plástico reutilizável em sua operação

Batizado de Hotel Adriatic, a ideia é até metade do ano de 2021 eliminar em 80% o consumo de plástico de todo estabelecimento

Por Yeska Coelho Atualizado em 28 abr 2021, 11h00 - Publicado em 28 abr 2021, 08h00
redução do consumo de plástico hotel na croacia
Divulgação/CASACOR

Cercado pelas mais fabulosas praias banhadas pelo Mar Adriático, o hotel é um belíssimo exemplo de construção sustentável. Um dos mais queridos destinos para veranistas, a proposta é ir muito além. A ilha de Zlarin, na qual o empreendimento está localizado, tem planos de se tornar a primeira ilha sem plástico da Croácia.

A iniciativa vai muito de encontro da necessidade de uma pegada mais sustentável, inclusive no turismo. Especialmente no Mar Adriático, em que há uma série de esforços e medidas para preservar a diversidade das espécies marinhas.

Batizado de Hotel Adriatic, o estabelecimento faz parte de uma campanha do Maistra, um grupo hoteleiro que administra 10 hotéis e 8 resorts na península de Istria e vem incorporando na rotina desses estabelecimentos iniciativas mais sustentáveis. Com essa proposta tão importante para preservar o meio ambiente, o hotel se tornou pioneiro em a se livrar do plástico descartável em sua totalidade.

“Aqui em Rovinj temos hotéis logo acima de uma bela baía, ao lado de uma floresta protegida de árvores centenárias e na praça principal da cidade”, diz Lovorka Struna, diretora de hotel da rede Maistra e também responsável pela coordenação do projeto que defende ativamente a extinção de plástico no meio Ambiente.

Substituição de plástico na operação do hotel

redução do consumo de plástico hotel na croacia
Divulgação/CASACOR

O Hotel Adriatic começou sua ambiciosa missão de zerar o consumo de plástico em 2018 substituindo o plástico por canudos de papel. Com o sucesso e boa aceitação dos hóspedes, as operações evoluíram e a meta estabelecida foi de, até junho desse ano, deixar de usar cerca de 80% de plásticos descartáveis.

Continua após a publicidade

Produtos de higiene, garrafas de bebidas, sacolas, recipientes, entre tantos outros itens que fazem parte da rotinha hoteleira serão substituídos em todas as unidades de alojamento – dos quartos ao bar.

“Queremos criar uma mentalidade em que as pessoas recusem naturalmente plásticos descartáveis ​​que são usados ​​por alguns minutos, mas podem durar séculos no meio ambiente”, explica a bióloga marinha Chiara Fumagalli, parceira do projeto envolvida na campanha.

Comunidade integrada na causa

redução do consumo de plástico hotel na croacia
Divulgação/CASACOR

O plástico é um problema que incomoda a comunidade de Zlarin. Ao redor da Ilha, cerca de 15 mil sacos plásticos que acabam sendo despejados no mar. Por essa razão, a partir de 2018 também, um grupo de moradores locais começaram a fazer ações para evitar o descarte irregular do material.

Os líderes do projeto no Hotel Adriatic se aliaram aos comerciantes locais para conscientizar de ações mais sustentáveis e criar alternativas de negócio para receber turistas.

O próximo passo pretendido é criar uma estrutura de compostagem para toda a ilha e, ao fazê-lo, fechar o ciclo de gestão de todos os resíduos compostáveis.

Continua após a publicidade
Publicidade