5 dicas para substituir o plástico no seu dia a dia

Reduzir o plástico é uma meta que líderes do mundo todo estão se preocupando. Quer saber como contribuir com a causa? Confira nossas dicas!

Por Yeska Coelho Atualizado em 23 abr 2021, 11h28 - Publicado em 22 abr 2021, 13h13

Uma das grandes metas sustentáveis trazidas pela ONU é a redução do consumo de plástico no planeta. Líderes mundiais se unem e traçam metas globais para que isso aconteça, mas como fazer as pequenas mudanças no dia a dia?

A boa notícia é que reduzir o consumo de plástico é uma tarefa super possível e não tão desafiadora assim. A seguir, separamos algumas dicas espertas para te ajudar a colocar isso em prática!

1- Utilize vasos feitos com garrafas recicladas

A série de vasos criada Brunno Jahara e Patrícia Bagniewski foi criada a partir de garrafas
A série de vasos criada Brunno Jahara e Patrícia Bagniewski foi criada a partir de garrafas Divulgação/CASACOR

Optar por vasos de plástico para plantas pode não ser uma boa solução quando o assunto é reduzir o consumo do material. Uma solução super recomendada é dar nova forma para materiais plásticos que seriam descartados, mas servem como suporte para as plantas – como garrafas PET, por exemplo.

2- Opte por sacos de tecido

sacos de pano
B.Live/CASACOR

Seja para guardar condimentos ou para qualquer outra finalidade, os potes de plástico podem ser totalmente substituídos por belíssimas ecobags – que além de cumprirem com a mesma função, são muito mais duráveis e higiênicas.

3- Substitua os canudos de plástico

canudos de bambu são ótimas opções para substituir plástico
Pinterest/CASACOR

Que tal abrir mão dos canudos de plástico e substituir por um modelo de alumínio ou bambu que além de tudo podem ser usados mais e mais vezes? Uma super vantagem para uma pegada mais sustentável para a rotina em casa.

Os canudos sustentáveis estão disponíveis em diferentes tamanhos e poder ser usados várias vezes sem estragar.

4- Dê adeus aos descartáveis plástico

talher de bambu reduzir plástico
Divulgação/CASACOR

Os descartáveis são um problema gigante, especialmente os feito de plástico. Principalmente agora com o aumento do Delivery, essa prática preocupa ainda mais.

Por isso, que tal no lugar de pedir um talher para comer o fast food utilizar o seu próprio de alumínio em casa? Melhor ainda, para caso esteja comendo fora, uma boa prática é investir em “talheres para bolsa” que você pode utilizar a qualquer momento e em qualquer lugar (e de quebra é mais confiável e higiênico).

5- Invista em itens de tecido para a mesa posta

mesa posta com tecido
Divulgação/CASACOR

Se você é daquelas pessoas que não abre mão de uma boa recepção e faz questão de fazer uma mesa posta super personalizada, tirar o plástico da rotina não vai fazer falta. Afinal, modelos de tecido, tanto para guardanapos, toalhas de mesa e jogo americano fazem bonito e de quebra passam maior sensação de sofisticação para a composição.

Continua após a publicidade
Publicidade