Plantscaping: você sabe o que é? Veja 15 projetos de CASACOR inspiradores!

Também conhecido como paisagismo de interior, o plantscaping é uma combinação de arte, design e psicologia ambiental. Confira!

Por Marina Pires Atualizado em 26 abr 2021, 18h18 - Publicado em 26 abr 2021, 09h00
renato mendonça estúdio trigo casacor são paulo 2019 ambiente decoração quarto archdaily nomeação building of the year
Estúdio Trigo, por Renato Mendonça – CASACOR São Paulo 2019 Felipe Araújo/CASACOR

Melhor do que apenas alocar vasos e arranjos à esmo no projeto de interiores, é saber qual posição estratégica melhor valoriza as plantas e cria a atmosfera perfeita

Estima-se que, atualmente, as pessoas passem cerca de 90% do seu dia confinadas em espaços fechados. Assim, criar ambientes com plantscaping é uma ótima saída para um melhor funcionamento da vida cotidiana.

Entenda mais sobre plantscaping e onde aplicá-lo a seguir! 

O que é plantscaping

 

triart arquitetura jardim suspenso casacor são paulo 2018 jardins vasos horta cozinha
Cozinha Matriz, por Triart Arquitetura – CASACOR São Paulo 2018 Renato Navarro/CASACOR

O projeto paisagístico de interior, também chamado de plantscaping, diz respeito à localização estratégica de espécies vegetais dentro de um espaço, buscando potencializar e destacar certos aspectos do ambiente. É uma combinação de arte, design, psicologia ambiental e técnicas de cultivo para personalizar espaços internos.

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Terraço do Encontro - Isabela Montans. A parede verde injeta cor no espaço, além de conversar com a decoração natural, marcada pelo forro de bambu e os brises de ferro reutilizado.
Terraço do Encontro, por Isabela Montans – CASACOR Ribeirão Preto 2019 Felipe Araújo/CASACOR

Os benefícios do Plantscaping

 

Um projeto de paisagismo bem elaborado reduz a umidade, controla o excesso de calor, melhora a qualidade do ar e a acústica dos ambientes. Além disso, a presença do verde proporciona calma, produtividade e estimula o aprendizado e a criatividade.

Continua após a publicidade
Home office do casal Quadriarq CASACOR Rio Grande do Sul 2019
Home Office do Casal, por Quadriarq. – CASACOR Rio Grande do Sul 2019 Cristiano Bauce/CASACOR

De acordo com um relatório divulgado pelo Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no local de trabalho, cerca de 15% das pessoas que trabalham em espaços que possuem elementos naturais apresentam um nível de bem-estar maior em relação àquelas que não possuem nenhum contato com a natureza no local de trabalho.

casacor; escritório

Uma vez que o home office veio para ficar, investir neste tipo de paisagismo para sua casa é uma saída inteligente para uma maior produtividade durante o expediente

Onde aplicar o plantscaping

 

O plantscaping não tem uma receita exata! Ele pode ser distribuído pelo ambiente em pequenos e diversos nichos ou concentrado somente em uma região, como os jardins verticais

espaço-viride-Claudio-Solari-Mónica-Bazo-casacor-peru-2019-rodolfo-sotelo
Viride, por Claudio Solari e Mónica Bazo – CASACOR Peru 2019 / Rodolfo Sotelo/CASACOR

Dependendo da espécie vegetal, diferentes atmosferas podem ser criadas. Por exemplo, espécies altas podem ser usadas para estabelecer pontos focais; já conjuntos de plantas podem ser arranjados para definir um espaço de descanso; ou ainda, massas vegetais podem ser empregadas para melhorar as condições térmicas e acústicas do ambiente. 

casacor rio grande do sul; sala de estar; 2019
Estar Íntimo Le Blanc por Gustavo e Carol Heck – CASACOR Rio Grande do Sul 2019 Cristiano Bauce/CASACOR

Abaixo separamos 15 ambientes da CASACOR para te mostrar como o paisagismo de interior pode ser a peça chave da decoração. Confira!

Continua após a publicidade
Publicidade