Continua após publicidade

Lina Bo Bardi é a primeira arquiteta brasileira a receber o Leão de Ouro

O reconhecimento premia a arquiteta por sua trajetória e pelo conjunto de sua obra na 17ª Biennale di Venezia

Por Redação
8 mar 2021, 15h17
lina bo bardi arquiteta leão de ouro
(Reprodução/CASACOR)

Arquiteta italiana naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi receberá – in memoriam – o Leão de Ouro Especial pela trajetória e conjunto de sua obra durante a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura de La Biennale di Venezia. Lina é a primeira mulher brasileira a conquistar um Leão de Ouro. Ela também é a primeira no mundo com obra construída e a terceira brasileira ser consagrada com o prêmio – antes dela, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha receberam as indicações em 1996 e 2016, respectivamente.

A nomeação, que aconteceu nesta segunda-feira, 08 de março, foi feita pelo arquiteto Hashim Sarkis, curador da Biennale Architettura 2021. Para ele, a arquiteta é a que melhor representa o tema do evento deste ano: “Como viveremos juntos?” (How will we live together?).

“Sua carreira como designer, editora, curadora e ativista nos lembra o papel do arquiteto como construtor de visões coletivas. Ela também exemplifica a perseverança da arquiteta em tempos difíceis, sejam guerras, conflitos políticos ou imigração, e sua capacidade de permanecer criativa, generosa e otimista o tempo todo”, explica.

lina bo bardi leão de ouro
“Lina Bo Bardi na Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi”, 1952, fotografia de Chico Albuquerque. (Dedoc/CASACOR)

Esta edição da Biennale Architettura será apresentada em abril em formato digital e transmitida ao vivo no site da La Biennale e nas redes sociais, com abertura ao público prevista para 22 de maio de 2021.

Já no Brasil, a celebração está inicialmente programada para julho deste ano e seguirá todos os protocolos de saúde e governamentais. “Este é um momento muito importante pois celebramos os 70 anos da Casa de Vidro, primeiro projeto construído por Lina, onde hoje funciona o Instituto. Estamos planejando uma exposição coletiva sobre arquitetura no jardim da Casa de Vidro, seguindo a temática da Biennale, assim como o lançamento de um novo website que tornará o acervo do casal Bardi mais acessível ao mundo”, detalha Sol Camacho.

 

Publicidade