12 obras de Oscar Niemeyer que valem a pena recordar!

O arquiteto brasileiro que fez história no mundo deixou um legado com mais de 600 obras. Relembre algumas delas

Por Yeska Coelho Atualizado em 31 mar 2021, 15h41 - Publicado em 26 fev 2021, 08h00

Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho é sem dúvidas o maior nome da arquitetura brasileira nos dias de hoje. Em seus 104 anos de vida, ele deixou um legado de mais de 600 obras espalhadas pelo mundo.

Formado em engenharia e arquitetura na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, trabalhou no escritório de Lúcio Costa onde conheceu o parceiro no prédio para o Ministério da Educação e Saúde Pública, Le Courbusier.

Separamos esse e outros trabalhos de Oscar Niemeyer para conhecer ou relembrar suas principais obras. Confira!

1- Ministério da Educação e Saúde Pública

ministerio da educacao oscar niemeyer
Marina de Holanda/CASACOR

Localizado no Rio de Janeiro, o prédio contou com a participação de Oscar Niemeyer que havia recém saído da faculdade. O ano era 1936 e à frente do projeto o arquiteto francês Le Courbusier.

Niemeyer criou um croqui para o projeto para “passar o tempo”, mas a ideia acabou agradando.

O plano do arquiteto brasileiro foi de situar o prédio no meio do terreno e aumentar a altura dos pilotis de quatro para dez metros e deixar o bloco de exposições e o auditório em sobreloja entre eles ao invés de sair do primeiro andar – que era a ideia inicial.

2- Copan

Edifício Copan visto de baixo para cima
Reprodução/CASACOR

O Copan é uma das mais famosas obras paulistanas de arquitetura modernista. Encomendado em 1951 pela prefeitura para comemorar o quarto centenário da cidade – que seria celebrado 3 anos depois, Niemeyer ousou novamente, e criou um edifício em curvas que se destacava (e continua se sobressaindo) em relação aos outros prédios.

Apesar da expectativa, por razões financeiras o Copan foi entregue apenas em 1966. Em razão de diversas mudanças no projeto, Niemeyer abriu mão da construção, que foi passada para o arquiteto Carlos Lemo.

Dessa forma, apenas a parte externa foi creditada à Niemeyer.

3- Pampulha

Igreja Pampulha Oscar Niemeyer foto Felipe Arruda
Felipe Arruda/CASACOR

Inaugurada em 1943, a Igreja da Pampulha é uma das famosas obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Ela foi encomendada na época por Juscelino Kubitschek, até então prefeito de Belo Horizonte.

Sempre à frente do seu tempo, o arquiteto brasileiro utilizou sua marca registrada e criou uma construção moderna fazendo uso do aspecto volátil do concreto.

Por muitos anos, a igreja foi criticada por religiosos por seu formato nada ortodoxo. Contudo, hoje é visitada e considerada uma verdadeira jóia no coração de Minas Gerais.

4- Memorial da América Latina

memorial da america latina oscar niemeyer foto memorial
Divulgação/Memorial da América Latina/CASACOR

Um dos centros de convenções mais famosos de São Paulo também foi criação de Oscar Niemeyer. O projeto nasceu com o objetivo de criar um empreendimento que servisse como polo de integração social, cultural e política dos países latino-americanos

O convite para Niemeyer veio do então governador do estado de São Paulo , Orestes Quércia.

5- Sede das Nações Unidas, ONU

sede das nacoes unidas ONU oscar niemeyer
Divulgação/CASACOR

Localizado em Manhattan, o edifício que serve até os dias de hoje como sede da ONU contou com a participação de grandes nomes da arquitetura mundial liderados pelo norte-americano Wallace Harrison.

E claro, com uma proposta tão ambiciosa, Niemeyer não poderia ficar de fora!

Dentre os 50 projetos encaminhados por especialistas de todo o mundo, o projeto de Oscar Niemeyer foi escolhido por ser o “mais interessante”.

A conclusão do prédio aconteceu em 21 de agosto de 1950.

6- Congresso Nacional

4mai2012---niemeyer-projetou-o-congresso-nacional-em-1958-durante-a-construcao-de-brasilia-1336164683760_956x500

Continua após a publicidade

O projeto abraçou todas as construções e serviços da Câmara e do Senado. A proposta de Niemeyer foi de unir as duas casas em um único edifício para dar soluções mais racionais e econômicas para problemas sociais, sem abrir mão da independência que cada uma das camadas possui.

O monumento reflete de maneira enfática o modernismo de Niemeyer, com formas onduladas e simetria.

7- Parque do Ibirapuera

parque do Ibirapuera Oscar Niemeyer foto Manuel Sa
Manuel Sá/CASACOR

O Parque do Ibirapuera abriga cinco edifícios culturais conectados, cada um com uma forte influência arquitetônica moderna.

Encomendado pelo então governador do estado de São Paulo, Lucas Nogueira, em 1951, a proposta era criar um parque público para que os visitantes apreciassem verdadeiras obras de arte e arquitetura como também tivessem um local para descansar e se reunir.

Hoje, o Parque do Ibirapuera é um dos mais conhecidos e visitados em São Paulo, abrigando públicos de todas as idades, atividades culturais, exposições, e muito mais!

8- Casa das Canoas

Casa-das-Canoas Oscar niemeyer
Oscar Niemeyer/CASACOR

A Casa das Canoas foi o projeto residencial do arquiteto Oscar Niemeyer de sua própria morada, onde viveu por 10 anos. O espaço é considerado um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira.

O empreendimento fica localizado em São Conrado, no Rio de Janeiro, e é considerado um dos principais projetos de arquitetura moderna brasileira.

Hoje em dia, a casa é aberta para visitação e contém uma lojinha de livros relativos a obra e filosofia de Niemeyer e um espaço aconchegante chamado Canoas Café.

9- Editora Mondadori

Mondadori_OscarNiemeyer
Karina Castro/CASACOR

A sede da editora italiana Mondadori também contou com a criatividade e talento do arquiteto brasileiro. Encomendada por Georgio Mondadori, presidente da empresa, em 1968, o desejo era de que o prédio tivesse uma forte inspiração do Palácio do Itamaraty.

Oscar Niemeyer, contudo, se desviou do projeto, e em poucos dias elaborou um escritório de cinco andares suspenso nas vigas da cobertura.

O resultado foi uma verdadeira obra de arte, na qual Niemeyer se orgulhava em dizer que era o seu mais glorioso projeto na Europa.

10- Catedral de Brasília

catedral de brasília oscar niemeyer
Divulgação/CASACOR

A Catedral de Brasília é uma dos projetos mais renomados do portfólio de Niemeyer. Afinal, o edifício é uma verdadeira obra de arte, com uma arquitetura atrativa de dentro para fora.

O projeto garantiu ao arquiteto o Prêmio Pritzker, em 1988 – o maior reconhecimento para profissionais do ramo. A igreja fica localizada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Ministérios.

11- Sambódromo do Anhembi

sambodromo anhembri oscar niemeyer Jose Cordeiro SPTuris
José Cordeiro/SPTuris/CASACOR

Um dos locais mais festivos que recebe o Carnaval de São Paulo, o Sambódromo do Anhembi, também foi obra de Oscar Niemeyer.

Projetado em 1991, os 100 000 m² de área ocupada abrigam dez setores: arquibancadas, pista, camarotes, camarins e duas arenas de espetáculo, que todos os anos contam com a participação das maiores escolas de samba de São Paulo.

Além disso, o Sambódromo também serve como palco de eventos esportivos, como Fórmula Indy.

12- Museu de Arte Contemporânea de Niterói

museu de arte contemporanea
Divulgação/CASACOR

O formato do Museu de Arte Contemporânea de Niterói não nega a autoria de Niemeyer! Trata-se de um monumento bastante moderno e que chama a atenção de quem visita a cidade carioca.

O museu de 16 metros de altura é dividido em seis setores. Uma grande rampa de concreto leva os visitantes até as entradas e andares superiores, em 98 metros de espaço livre.

Além de criar um espaço renomado para receber exposições, o arquiteto brasileiro se preocupou em criar uma experiência para os visitantes, fornecendo uma vista impecável para a Baía de Guanabara.

 

Continua após a publicidade
Publicidade