A história da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, no Morumbi

Construída na década de 1950, a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi é um marco na arquitetura moderna

Por Ana Carolina Harada - Atualizado em 9 dez 2017, 16h51 - Publicado em 1 dez 2017, 16h17
“Lina Bo Bardi na Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi”, 1952, fotografia de Chico Albuquerque, que integra a mostra no MIS, São Paulo, 2013. Dedoc/CASACOR

Quando Lina Bo Bardi e seu marido, Pietro Maria Bardi, chegaram ao Brasil, a arquiteta ainda não havia executado nenhum projetos. A Casa do Morumbi, como Lina a chamava, foi sua primeira obra concretizada, iniciada entre 1950 e 1951 e foi a morada do casal por mais de 40 anos.

Essa residência ambiciosa, que flutua sobre pilares, foi a primeira casa do bairro do Morumbi, o que dava a Lina uma abundante área de mais de 7000 m² para erguer a casa e plantar um jardim, tombado na década de 1980, em seu entorno.

Wikimedia Commons/CASACOR

Em sintonia com outras casas de vidro pelo mundo, tais como a Casa Farnsworth, de Mies van der Rohe, a Casa de Vidro é um ícone da arquitetura moderna e um grande exemplo da experimentação que marcou a época. Nas áreas privadas, como quartos, banheiros e closets, os materiais são opacos, contudo, a grande sala de convivência é inteira de vidro, fundindo o interior com a floresta que o cercava.

A iluminação durante o dia é inteiramente natural e, durante a noite, vem de luzes no piso azul e de luminárias nas paredes desenhadas pela própria Lina. Para completar, ela coloca em sua sala de vidro móveis com pés azuis, para transmitir a ideia de suspensão e leveza.

Wikimedia Commons/CASACOR

A Casa de Vidro possui duas edículas: uma casa de caseiro, construída também na década de 1950 e uma casa ateliê, de madeira, projetada por Lina para receber parceiros e fazer reuniões de trabalho.

Wikimedia Commons/CASACOR

Hoje, a residência abriga o Instituto Lina Bo e P.M Bardi, e é aberta para visitações agendadas. Uma exposição sobre a vida e obra de Lina e outras Casas de Vidro pelo mundo segue no Instituto até o dia 4 de março 2018, de quinta a domingo, em horários específicos: 10h15, 11h45, 14h e 15h30

SERVIÇO DA CASA DE VIDRO

Site: www.institutobardi.com.br

 

Continua após a publicidade
Publicidade