Dia da Mulher: conheça as veteranas que fizeram história na CASACOR

Relembre os trabalhos de arquitetas que inovaram e ditaram tendências na CASACOR São Paulo com projetos inspiradores e cativantes

Por Yeska Coelho Atualizado em 8 mar 2022, 09h51 - Publicado em 8 mar 2022, 09h25
refugio urbano marina linhares casacor sao paulo 2018 varanda jardim arvores mobiliário flexível versátil sofás
Refúgio Urbano, projeto de Marina Linhares para a CASACOR São Paulo 2018. Divulgação/CASACOR

As mulheres fizeram (e fazem) história nas mais diversas áreas do conhecimento, mas só recentemente passaram a ocupar espaços de notoriedade – na arquitetura e no design de interiores isso não é diferente. Com projetos modernos, fortes e cheios de estilo, elas marcam presença e deixam inspiração para atravessar gerações.

Por essa razão, selecionamos grandes arquitetas brasileiras que deixaram sua marca na CASACOR e são verdadeiras veteranas nas mostras. Confira!

Brunete Fraccaroli

 

Brunete Fraccaroli - Simplesmente Dourado, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Simplesmente Dourado, por Brunete Fraccaroli- CASACOR 2021 Renato Navarro/CASACOR

Há mais de 30 anos criando e inovando em seus projetos, a arquiteta Brunete Fraccaroli dita tendências e é bastante requisitada por seu característico visual colorido.

Brunete Fraccaroli - Simplesmente Dourado, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Renato Navarro/CASACOR

A arquiteta marcou presença na CASACOR São Paulo 2021 esbanjando um visual poderoso e cheio de estilo no Simplesmente Dourado, onde a cor resgata a esperança por dias melhores.

Seus projetos poderosos exploram cores, texturas e formas em um mix harmonioso e cheio de contrastes. Exemplo prático dessas características podem ser vistas em seu projeto Acqua Que Te Quero Água, assinado pela especialista para a CASACOR São Paulo 2015.

Brunete_Fraccaroli-1
Rômulo Fialdini/CASACOR

Os 300 m² foram muito bem aproveitados em um espaço pensado para um chef. A cor Acqua Fraccaroli, da Silestone, foi eleita para compor o visual e deixar o espaço aconchegante e harmonioso.

Brunete_Fraccaroli-2

Misturar verde, azul e outras tonalidades incorporadas é um desafio, mas também a marca registrada de Brunete. Aqui podemos ver que, ainda que em ambientes distintos, a arquiteta foi capaz de cria  um diálogo entre todos os espaços do projeto.

Brunete_Fraccaroli-3
Rômulo Fialdini/CASACOR

Tons de dourado contrastam com o verde e o azul e trazem sofisticação ao projeto de banheiro.

Clarisse Reade

 

O trabalho de Clarisse Reade não poderia passar despercebido. Com 15 participações na CASACOR São Paulo, a arquiteta continua sendo uma inspiração para as mulheres na arquitetura.

7-projeto-clarisse-reade-e-associados-prereira-reade-foto-marco-antonio-casacor-2019
Marco Antonio/CASACOR

O Estúdio do Casal foi o projeto de autoria de Clarisse junto a Adriana Pereira e Carolina Reade para a CASACOR São Paulo 2016.

Obras de arte protagonizaram o ambiente e foram responsável pela atmosfera inspiradora do décor. Além disso, a escolha certeira pelo mobiliário apostou em peças com design único, mas que também são confortáveis.

clarice-reade-casacor-2018

Chamado de Estúdio 4, o ambiente contou com autoria de Clarisse Reade, ao lado do escritório Pereira Reade (composto por Carolina Reade e Adriana Pereira), e foi exibido na CASACOR São Paulo 2018.

O ambiente foi pensado para um jovem que adora livros e receber os amigos. Arte, cores sóbrias e mobiliário contemporâneo foram escolhidos para uma composição única e cheia de personalidade.

Debora Aguiar

 

Debora Aguiar - Riserva Todeschini, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
Debora Aguiar – Riserva Todeschini. CASACOR São Paulo 2021 Salvador Cordaro/CASACOR

Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, a arquiteta Debora Aguiar já teve sua presença confirmada mais de sete vezes na CASACOR.

Debora Aguiar - Riserva Todeschini, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
Renato Navarro/CASACOR

Em 2021 isso não foi diferente: a veterana mais uma vez marcou presença na mostra paulistana com o projeto do encantador e elegante Riserva Todeschini, que é a cara do seu estilo marcante e preza pela sofisticação.

Debora Aguiar sala de jantar
Divulgação/CASACOR

Já em 2019, a arquiteta apresentou o Dolce Villa Todeschini. Traços contemporâneos e atemporais deram ao espaço um carisma único e uma atmosfera mais clean, onde as plantas dão cor. Vale destacar a luminária com caimento em cascata na área do jantar.

casacor 2012 espaço debora aguiar
Divulgação/CASACOR

A base neutra fez bonito no projeto de Debora Aguiar para a CASACOR 2012. A arquiteta mais uma vez investiu em um ambiente clean onde as plantas deram vida ao espaço. Prezando pelo aconchego, sofás foram dispostos de forma simétrica pelo espaço e mostram de maneira prática como garantir boa circulação em um ambiente.

Denise Barretto

 

Com 17 presenças confirmadas na CASACOR, a arquiteta Denise Barretto inova a cada aparição. Com projetos para os segmentos comercial e residencial, a especialista segue uma linha contemporânea em seus ambientes.

denise-barreto_dsc_9618ok
Denilson Machado/CASACOR

A arte brasileira foi a grande inspiração para Denise Barretto em seu living Atelier de Morar, exibido na CASACOR 2019. Ela investiu em um mobiliário mais sutil, com cores menos chamativas e mais sofisticadas. “Confraternização e introspecção se alternam nesta composição, com mote em conforto, atemporalidade, poucos elementos e no respeito à sustentabilidade”, conta Denise Barretto.

Continua após a publicidade

cozinha Denise Barretto
Foto: Dan Veiga

A cozinha foi um dos espaços queridinhos do projeto. Em uma composição moderna, tons terrosos e madeira se combinam para trazer charme e originalidade à decoração.

Praticidade foi o pilar mais importante. A ilha cumpre dupla funcionalidade: apoio aos moradores na hora de cozinhar e também uma bancada para refeições rápidas.

Fernanda Marques

 

A arquiteta Fernanda Marques é dona de uma arquitetura moderna que une identidade brasileira a influências internacionais. Na CASACOR, a arquiteta marcou presença com ambientes inspiradores como o Loft 24/7, exibido na CASACOR 2009.

Fernanda_Marques
Divulgação/CASACOR

O loft foi projetado para integrar com maestria a parte interna e externa com materiais contrastantes e uma base harmoniosa. O sofá em frente a lareira é uma boa pedida para desfrutar bons momentos em uma atmosfera de intimismo.

Fernanda_Marques3
Divulgação/CASACOR

O espaço para descanso e trabalho chega a ser o sonho de muitos que estão vivenciando a experiência do home office. Com uma vista inspiradora para o lado de fora, a arquiteta investiu em uma edícula de madeira clara para passar a sensação de tranquilidade e um aspecto mais natural ao ambiente. Além disso, os livros protagonizaram o ambiente, com uma distribuição assimétrica bastante criativa.

Marina Linhares

 

Unindo sensibilidade e maestria a cada projeto, Marina Linhares tem mais de 20 anos de experiência com projetos originais que refletem a personalidade do morador.

57-gabriel-inamine-a-casa-da-gente-marina-linhares-01
Divulgação/CASACOR

Batizado como Casa da Gente, o projeto exibido na CASACOR 2015 prioriza a simplicidade sem abrir mão da elegância em 70 m².

O espaço conta com uma paleta natural, elementos em madeira e foi pontuado por tons quentes de vermelho e branco. Referências indígenas foram incorporadas para trazer um visual mais rústico – com fotografias, adornos e um fogão à lenha.

marina-linhares-casacor-sao-paulo-2017-credito-rafael-renzo-2

O estilo náutico foi muito bem representado no projeto Casa da Praia Decortiles. “Neste ambiente quis retratar o que sempre busquei em meu trabalho: uma atmosfera fresca, com uma seleção daquilo que faz sentido em um determinado espaço e sempre seguindo a intuição apurada nesses 20 anos”, afirma a especialista.

Com uma paleta predominante em azul e branco, o espaço remete às cores do mar. O visual duocromático garante uma atmosfera de aconchego e acolhimento à casa de praia.

Paola Ribeiro

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras paola ribeiro quarto casal
Paola Ribeiro – Quarto do Casal. CASACOR Rio de Janeiro 2021 André Nazareth/CASACOR

Com obras que transitam entre o contemporâneo e o atemporal, Paola Ribeiro é um dos grandes nomes que passaram pela CASACOR.

Em 2021, a arquiteta se consagrou na mostra com o projeto do Quarto do Casal. Um verdadeiro templo de aconchego que serve como uma “tela branca” para uma série de obras de arte arrojadas incorporadas no projeto. Detalhe: todas as obras são de mulheres!

Com mais de duas décadas atuando em projetos únicos e sensíveis, a arquiteta elabora suas criações pensando em uma relação forte entre o passado, o presente e o futuro.

CC-SP-2018-Paola-Ribeiro-Casa-Terra-foto-Denilson-Machado-
Denilson Machado/CASACOR

Uma cozinha industrial cheia de estilo e praticidade foi o resultado do projeto de Paola Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2018. O espaço recebeu o nome de Casa Terra e o intuito era criar uma integração entre os espaços internos e a natureza.

Isso é evidenciado na cozinha pela escolha de nichos integrados de maneira prática ao redor da entrada, que permitem uma vista ampla para o lado de fora.

Casa Terra - Paola Ribeiro. Duas grandes árvores que se encontravam no terreno foram integradas ao espaço. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para a ambientação em tons naturais e amadeirados.
MCS Estúdio/CASACOR

A arquiteta foi capaz de incorporar duas árvores ao projeto e integrou-as à composição com harmonia e respeito a natureza. Para isso, ela optou por tonalidades mais sóbrias em uma base em que a madeira muito presente. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para o espaço.

Rosa May

 

Com mais três décadas de experiência, a arquiteta de interiores Rosa May Sampaio já garantiu 14 premiações e quatro aparições na CASACOR ao longo de sua carreira. A arquiteta também conta com obras por toda América Latina.

studio minimal rosa may casacor 2013
Divulgação/CASACOR

O Studio Minimal foi o projeto de Rosa May para a CASACOR 2013. Aqui, o estilo minimalista foi muito bem representado através de um mobiliários de traços clássicos muito elegantes. O que poderia ser um visual black & white tradicional foi quebrado pelo uso de poltronas de couro, que deixaram o ambiente ainda mais carismático e sofisticado.

3-sala-biblioteca-rosa-may-casacor2018
Divulgação/CASACOR

Outro projeto assinado pela arquiteta, dessa vez para a CASACOR São Paulo 2018, foi a Sala Biblioteca. Os 50 m² foram bem aproveitados e reforçaram o visual elegante em tons neutros que contrastam com peças que foram selecionadas a dedo.

Rosa May explora um mix de peças para compor um visual mais eclético. O lustre Sputnik em bronze escurecido é um elemento característico da década de 70 que, apesar de clássico, combina bem com o mobiliário mais atemporal e moderno.

Continua após a publicidade

Publicidade