Arte brasileira realça ateliê de Denise Barretto na CASACOR SP

Pinturas e esculturas de artistas brasileiros aparecem em destaque em todos os espaços da casa integrada

Por Giovanna Jarandilha - Atualizado em 17 fev 2020, 16h35 - Publicado em 12 jun 2019, 15h21

“Confraternização e introspecção se alternam nesta composição, com mote em conforto, atemporalidade, poucos elementos e no respeito à sustentabilidade”, conta Denise Barretto, que assina para a CASACOR São Paulo um espaço único para uma casa.

Batizado de Atelier de Morar, os ambientes integrados têm a arte como parte da personalidade do projeto. Em 130 m², o ateliê flui por um mosaico espacial de texturas de madeira. Com curadoria de Denise, trabalhos de artistas brasileiros como Denise Milan, Hilal Sami Hilal, Mariannita Luzzati e Claudio Cretti habitam as paredes e mobiliário do espaço.

Denilson Machado/CASACOR

O living não só define o coração do espaço, como também articula os outros ambientes: de um lado, o jantar e a área gourmet; e na outra extremidade, quarto e banho. A continuidade da casa se dá pela harmonia das cores cerâmica e terracota, aplicadas ao design contemporâneo e às obras de arte.

O estar se organiza sobre o tapete circular e privilegia o linho e o veludo no mobiliário. Os tons de verde da obra de Herbert Baglioni e as mesas de centro em toras de madeira natural conectam o morador à natureza também no interior. 

Rômulo Fialdini/CASACOR

O jantar, posicionado para usufruir a vista de um jardim, traz cadeiras pretas de design limpo ao redor da mesa com tampo de mármore preto. Cadeiras estofadas em off white acendem a composição.

Os pequenos jardins nos cantos do ateliê garantem a entrada da luz e a ventilação cruzada, entre as jabuticabeiras e o belo pocket garden. “Adotamos o conceito super brasileiro de ventilação cruzada, através dos caixilhos pivotantes e da tela perfurada vinílica no átrio de entrada, mantendo assim a temperatura ideal do ambiente para não usar ar condicionado”.

Rômulo Fialdini/CASACOR
Rômulo Fialdini/CASACOR

A área gourmet mescla a madeira em grafite à cuba com acabamento de estanho. A arquiteta assina o desenho da ilha central que, junto às duas banquetas, se torna também uma bancada para refeições rápidas.

A afetividade, pilar do tema da CASACOR de 2019, se faz presente na organização do ambiente ao redor do living, para estar com as pessoas e conversar. “A entrada pela cozinha gourmet, bem ao modo antigo brasileiro, é uma relação forte com a afetividade do cozinhar e estar em grupo”, comenta.

Rômulo Fialdini/CASACOR
Denilson Machado/CASACOR

Justapostos ao biombo de cedro e palhinha, se encontram o escritório e o quarto. A poltrona de camurça mostarda forma um canto de leitura rodeado por obras de arte e fotografias.

Continua após a publicidade
Publicidade