Cozinha com ilha: 10 projetos do elenco CASACOR para se inspirar!

Confira diferentes maneiras de incorporar uma ilha na cozinha para garantir praticidade e estilo

Por Yeska Coelho 25 fev 2021, 08h03

Projetos de cozinha com ilha se destacaram nas últimas edições do CASACOR e demonstram ser uma forte tendência na arquitetura para os próximos anos. Afinal, elas oferecem praticidade ao ambiente e criam um espaço mais acolhedor para receber visitas.

Voltada principalmente para ambientes mais amplos, a cozinha com ilha é uma boa pedida para quem está buscando modernidade. Nela, é possível incorporar o cooktop e um forno embutido ou mesmo deixar o espaço livre para ajudar na hora de cozinhar ou receber os amigos.

Para ajudar a se inspirar na criação de ilhas para cozinha selecionamos 10 ambientes de edições do CASACOR passadas que fizeram bonito ao apostar nessa tendência.

cozinha laranja com ilha no centro em tons de cinza claro com banquetas para recer
Projeto: Toca Arquitetura/Foto: André Nazareth/CASACOR

Investir em uma ilha é uma boa ideia quando se tem uma cozinha mais espaçosa. Aqui o projeto assinado pela Toca Arquitetura investiu em uma ilha em pedra – que é mais prática para limpeza sem abrir mão da estética.

A composição leve tem essa característica graças a união de vários elementos: ilha, parede em tons terrosos, rede, banquetas de madeira, etc. Exibida no CASACOR Rio de Janeiro 2019 o charme carioca é bastante presente.

Cozinha com ilha de Marcelo-Diniz-Mateus-Finzetto-e-Deise-Pucci-CASACOR-Projetos-14
Projeto: Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci/Foto: Felipe Araújo/CASACOR

Praticidade e sofisticação: esse foi o resultado do projeto de cozinha com ilha assinado pelo trio de arquitetos Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci.

O projeto foi exibido no CASACOR Franca 2017 com a proposta de ganhar espaço, sem abrir mão da sofisticação em uma cozinha de metragens reduzidas.

Elementos como cooktop e pia foram incorporados à bancada, que contou com um suporte de madeira que serve como mesa.

Espaço Deca de uma cozinha com ilha de mármore com duas cadeiras a frente para receber convidados
Projeto: Aline Cangussú/Foto: Bruno Ribeiro/CASACOR

Sinônimo de elegância, o Espaço Deca, da arquiteta Aline Cangussú investiu em uma ilha central na cozinha em formato L. Dessa maneira, ela foi capaz de criar uma dinâmica interessante para quem vai cozinhar manter uma comunicação fluida com quem está sentado nas cadeiras.

O projeto, que foi exibido no CASACOR Bahia 2019, ainda contou com elementos de palha para deixar a atmosfera elegante mais natural e aconchegante.

Cucina petra casacor 2019 felipe hass

O estilo minimalista tomou conta desse espaço. Batizada como Cucina Petra pelo arquiteto Felipe Hess, a proposta foi criar um espaço com poucos elementos, mas funcionais. A cozinha com ilha se encaixa perfeitamente nesse objetivo.

Continua após a publicidade

O projeto fez bonito no CASACOR São Paulo 2019 demonstrando praticidade e inovação.

cozinha branca com ilha em tons de terracota super destacada e cobrindo a cozinha do começo ao fim
Projeto: Felipe Soares/Foto: Jomar Bragança/CASACOR

Essa cozinha assinada por Felipe Soares contou com uma ilha que vai praticamente de ponta a ponta, integrando todos os itens fundamentais para a composição.

Foi uma aposta inovadora e certeira. O visual alegre e despojado da terracota da bancada possui equilíbrio e harmonia com o estilo do piso. Ela se destacou no CASACOR Minas Gerais 2019.

cozinha com ilha de Juliana Pippi casacor Santa Catarina 2019
Mariana Boro/CASACOR

Investir em uma base neutra e uma cozinha com ilha garante máximo aproveitamento do espaço e uma boa circulação e frescor ao ambiente.

Com essa proposta, Juliana Pippi apresentou seu projeto no CASACOR Santa Catarina 2019, mostrando que é possível criar um design bonito investindo apenas em tonalidades claras.

Casa Conectada LG de Gustavo Neves apareceu no CASACOR Sao Paulo 2019. Trata-se de uma cozinha com ilha em tons de cinza grafite
Projeto: Gustavo Neves/Foto: Divulgação/CASACOR

A Casa Conectada da LG contou com uma ilha na cozinha que, além de prática, também reafirmou o estilo minimalista do ambiente.

O projeto foi assinado pelo arquiteto Gustavo Neves e exibido no CASACOR São Paulo 2019. Para a composição, ele investiu em tons de cinza grafite para um visual contemporâneo e fora do óbvio.

cozinha com ilha em tons de verde menta e bancada cinza
Divulgação/CASACOR

Leveza, integração e frescor são características marcantes quando falamos da cozinha com ilha Alecrim, da dupla Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida para o CASACOR Rio de Janeiro.

Investindo em um espaço totalmente integrado com a sala de jantar, a ideia foi incorporar todos os elementos fundamentais de uma cozinha com a finalidade de concentrar tudo de maneira prática e bonita.

cozinha com ilha de mármore no centro com mesa de madeira lateral integrada
Projeto: Carolina Rousseau e Denise Bazzo/Foto: Viviane Sonnenstrahl/CASACOR

O projeto contou com uma ampla ilha que refletiu a sofisticação do espaço. Por ser uma cozinha com pé direito duplo, as especialistas Carolina Rousseau e Denise Bazzo investiram em uma bancada mais alta com sobreposição lateral de uma peça em madeira que serviu como mesa para receber os convidados.

A cozinha com ilha foi exibida no CASACOR Paraná 2019.

cozinha com ilha industrial erica salgueiro casacor 2017
Denilson Machado/CASACOR

A arquiteta Érica Salgueiro fez bonito ao investir em uma bancada em L para o seu projeto de cozinha industrial. A ilha foi totalmente planejada de forma a deixar o ambiente mais prático.

Isso se reflete tanto no espaço para guardar as banquetas e deixar a passagem mais livre, como também na criação de uma floreira na parte da frente. Essa cozinha com ilha foi exibida no CASACOR São Paulo 2017.

Continua após a publicidade
Publicidade