Continua após publicidade

Foster + Partners e LG revelam parceria por trás de televisão roll-up

O escritório de arquitetura e design Foster + Partners é colaborador na Signature OLED TV R da LG, a primeira televisão do mundo a sair de vista

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 17 fev 2020, 16h38 - Publicado em 18 abr 2019, 15h08
(Divulgação/CASACOR)

O escritório de arquitetura e design Foster + Partners foi revelado como colaborador na Signature OLED TV R da LG, a primeira televisão do mundo a sair de vista. As duas empresas anunciaram sua parceria na Milan Design Week, onde apresentaram o design da televisão em uma instalação.

O departamento de design industrial do escritório britânico Foster + Partners é responsável pela geometria externa e os acabamentos do aparelho eletrônico. Também trabalhou em conjunto com a LG para projetar alguns dos mecanismos internos.

A Signature OLED TV R da LG se destaca por sua ação roll-up, possibilitada por uma tela flexível de apenas 0,2 milímetros de espessura, com um suporte suspenso de aço para sustentação.

Quando os usuários não estão assistindo, eles simplesmente apertam um botão para retrair a tela para dentro de sua base de alumínio retangular, que funciona como o alto-falante e é revestido pelo tecido Kvadrat.

(Divulgação/CASACOR)

O produto é a visão da marca para a tendência de televisores projetados para desaparecer ou misturar-se ao fundo quando não estão sendo assistidos, mas é o primeiro a usar um mecanismo de roll-up. Segundo a LG e a Foster + Partners, a tecnologia é a “[libertadora] dos usuários das limitações das paredes”.

A TV 4K de 65 polegadas foi revelada pela primeira vez no Consumer Electronics Show (CES) 2019, em Las Vegas, em janeiro, mas o envolvimento da Foster + Partners foi mantido em sigilo até a semana passada. Mike Holland, diretor de design industrial do escritório, disse que a empresa se concentrou em fabricar um produto discreto que se encaixasse em uma variedade de ambientes.

(Divulgação/CASACOR)

Como alternativa à extensão total e retratação total, a televisão também pode ser configurada para “Line View” – uma opção intermediária em que apenas a parte superior da tela é desenrolada para exibir conteúdos como relógio, fotos ou um dashboard.

A Foster + Partners e a LG apresentaram o produto com uma instalação chamada Redefining Space no Superstudio Più, no distrito de Tortona, Milão, de 9 a 14 de abril, combinando o conteúdo na tela com efeitos de iluminação ambiente.

Continua após a publicidade

É um dos vários televisores invisíveis foram exibidos em Milão. A Bang & Olufsen revelou a sua visão escultural da tendência, o Beovision Harmony, enquanto a Panasonic e a Vitra colaboraram no protótipo da Vitrine, concebido para parecer um painel de vidro.

(Divulgação/CASACOR)

Todos esses produtos são desenhados para contrariar o efeito dominante que uma tela preta tem em ambientes interiores, particularmente em espaços residenciais. A Samsung é a grande impulsionadora nesse sentido, lançando a TV Serif projetada pela Bouroullec em 2015, seguida pela Yves Behar’s painting-like Frame em 2017 e o o Ambient Mode em 2018.

Embora mais conhecido por sua arquitetura, o estúdio de Norman Foster tem um braço ativo de design industrial. Seus projetos anteriores incluem a cadeira empilhável 20-06 para a Emeco, bem como a linha de banho minimalista Tono para a Porcelanosa e da luz Eva para Lumina.

Publicidade