Casa de férias conta com telhado verde que se mistura com a natureza local

O telhado verde foi criado utilizando o próprio mato do local aliado a musgo. Além da pegada sustentável, se tornou um verdadeiro mirante para os moradores

Por Yeska Coelho Atualizado em 25 mar 2021, 09h44 - Publicado em 24 mar 2021, 08h12

Investir em um telhado verde residencial é uma ideia esperta, principalmente em centros urbanos onde as temperaturas são elevadas e a poluição abundante. Mas e um projeto com telhado verde em meio a uma área com natureza, pode? A empresa de arquitetura KRADZ mostra que sim, é possível.

telhado verde projeto
Marino Thorlacius/CASACOR

Projetada na Islândia, a casa de férias pertence a um casal de músicos. Ela foi construída cuidadosamente sob uma colina coberta de mato, em que o telhado verde se misturou com a paisagem natural.

A casa contou com elementos estruturais em concreto e três planos escalonados que seguem o movimento da área circundante.

Como foi feito o telhado verde no projeto?

O projeto do telhado verde contou com uma combinação de grama local e musgo. Uma das soluções da KRADZ foi dar a ele dupla funcionalidade: o propósito sustentável e também o de um espaço voltado para uma vista agradável. Dessa forma, os moradores são capazes de se sentar e apreciar o visual agradável por cima da estrutura.

paisagem natural projeto casa de ferias
Marino Thorlacius/CASACOR

O tapume de madeira enegrecida foi eleito a dedo para contrastar com o telhado verde e as árvores circundantes.

Continua após a publicidade
janelas e portas de vidro deslizantes
Marino Thorlacius/CASACOR

Além do telhado verde, outros elementos foram incorporados para dar aos moradores uma visão mais ampla do lado de fora. Isso se reflete nas portas e janelas de vidro deslizantes.

Por dentro da casa

sala de jantar e estar integradas
Marino Thorlacius/CASACOR

A madeira crua caiu muito bem, e é um material que traz aconchego e frescor ao espaço. Abrir mão das paredes foi uma realidade: a cozinha aberta se integra a sala de estar e jantar – no ambiente, uma lareira traz o charme que toda casa de campo pede.

casa em madeira
Marino Thorlacius/CASACOR

A luz natural é protagonista. Com as amplas janelas de vidro, especialmente uma que fica no centro da sala de jantar e estar, permitem a entrada do sol sem a intervenção da natureza acobertando ou criando uma sombra.

Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Instagram da CASACOR: @casacor_sustentavel.

 

Continua após a publicidade
Publicidade