Telhado Verde: O que é e quais as vantagens

Um tipo de telhado ecológico, essa cobertura verde traz diversos benefícios

Por Kym Souza Atualizado em 3 dez 2020, 22h47 - Publicado em 3 dez 2020, 15h08
Contêiner branco, com quarto, cozinha e banheiro com mobiliário e peças em madeira. Louças em branco e o telhado verde.
Salvador Cordaro/CASACOR

O que é Telhado Verde?

Telhado verde é uma cobertura de plantas e um telhado ecológico que tem ganhado cada vez mais espaço nas construções. Composto por vegetação, ele é mais que uma cobertura verde e envolve técnicas de impermeabilização e de plantio que devem ser feitas por um profissional qualificado. 

Visão de superior do telhado verde, no nível abaixo, um deck de madeira com uma piscina.
Fernando Guerra/CASACOR

Como é feito o Telhado Verde

Podendo ser feito em laje ou telha, o Telhado Verde é composto por 6 camadas, que garantem a integridade do telhado, bem como da plantação que será cultivada na construção verde. São elas:

1 – Impermeabilização: após a limpeza da laje, fixa-se, com solda específica, uma manta de PVC (6 mm) em toda a extensão. Essa membrana evita infiltrações.

2 – Água: após 45 dias de irrigação, surge uma lâmina de água (5 cm, ou 50 litros por m²) sobre a laje. Depois, o reservatório se mantém cheio pelas chuvas. Drenos a cada 20 m² levam o excesso a uma calha.

3 – Módulos: acima da lâmina de água, encaixa-se a grelha de plástico, que separa o líquido. Os módulos têm 7 cm de altura.

4 – Membrana: feita de TNT reciclado, uma espécie de cobertor protege a grelha. Esta pele permite que as raízes cheguem à água e formem uma teia, evitando que o substrato caia no reservatório.

5 – Substrato: sobre esta película de absorção, o composto orgânico começa com 3,5 cm de altura (medida própria para grama e forração). Outras vegetações, como arbustos e árvores, pedem espessura maior para instalação do telhado ecológico.

6 – Plantio: Para o Telhado Verde pode ser usado grama, arbustos e árvores baixas (varia de acordo com a estrutura) ou vegetação que possa receber alta incidência solar. Além disso, as plantas nativas são as principais escolhas para o ecotelhado, por conta do clima. 

Continua após a publicidade
Portal com topo triangular em vermelho. O telhado verde e coberto até a metade em uma linha diagonal. À esquerda da entrada, um avestruz de planta.
Rafael Renzo/CASACOR

Vantagens dos Telhados Verdes

De acordo com a Ecotelhado, existem cinco benefícios que se destacam na instalação do Telhado verde:

1 – Economia financeira – a água da chuva captada pode ser utilizada na limpeza dos ambientes, na jardinagem e também no banheiro, para a descarga, por exemplo. Além disso, fazendo os processos certos de purificação, essa água pode se tornar potável.

2 – Diminuição do consumo de água potável: Este é um dos principais motivos e todo mundo é beneficiado! Economizar água potável é fundamental para o futuro do planeta.

3 – Redução das inundações: é possível diminuir os alagamentos nas grandes cidades, onde há poucas áreas verdes e o escoamento das chuvas é mais difícil, com a bacia de detenção nos telhados verdes.

4 – Qualidade de vida: Um telhado verde pode favorecer o bioma da região, atraindo bichinhos que podem tornar a vizinhança mais agradável e bonita.

5 – Temperatura: O Telhado Verde chega a reduzir em até 5ºC a temperatura no alto de uma edificação, além de minimizar as ilhas de calor das cidades.

Jardim com caminho de pedra grandes. Ao fundo, a parede de madeira, com parede de vidro a direta, e acima, o telhado verde.
Lio Simas/CASACOR

Manutenção do Telhado Verde

Bem como um jardim, o ecotelhado precisa de manutenção. Especialistas recomendam a visita de um profissional de uma a duas vezes por ano para garantir que espécies indesejadas de plantas não estejam crescendo na cobertura verde. Além disso, caso a vegetação do Telhado Verde não esteja com a aparência saudável, o tratamento é feito com uma pequena quantidade de fertilizante com composto orgânico, que pode ser encontrado em floriculturas ou supermercados.

Projetos com Telhado Verde

Muitos profissionais de CASACOR estão engajados com um método de construção sustentável, e dentre as soluções, o Telhado Verde é uma opção escolhida por eles, como você pode ver nos projetos abaixo: 

Syshaus, por Studio Arthur Casas

Casa Hauer, por Estúdio 41

Casa JY, por Studio Arthur Casas

 

Continua após a publicidade
Publicidade