Soluções sustentáveis em 7 ambientes da CASACOR SC | Florianópolis

Em uma combinação de preocupação ecológica e boa arquitetura, conheça os espaços que propuseram soluções inteligentes e criativas

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 17 fev 2020, 16h30 - Publicado em 3 out 2019, 16h08

Propor soluções sustentáveis sintonizadas nas tendências de arquitetura e design é um desafio da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis, que transpôs em seus ambientes a preocupação de preservar o meio ambiente e engajar o público visitante a fazer o mesmo.

A Bilheteriah!, projeto de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo. Lio Simas/CASACOR

No projeto A Bilheteriah! de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo, uma instalação feita com bambus convida a refletir sobre o uso deste material, que embora abundante no Brasil e importante vetor sustentável para a construção civil, é ainda pouco utilizado na arquitetura.

“A instalação é uma escultura estrutural, feita em contrabalanço e que se auto sustenta, fixada apenas no chão. Nossa intenção foi chamar a atenção para o bambu, que já é conhecido como o aço verde e também é considerado a madeira do futuro. No Brasil, o uso ainda se restringe à decoração, construção de cercas e mobiliários,”explica Vanessa Buonomo.

O espaço ainda conta com móveis em MDF, que serão reaproveitados ao fim da mostra, e estofados em ecotecido, produzido a partir de algodão e fios de garrafa pet.

Cozy Office, do 3P Studio. Lio Simas/CASACOR

O Cozy Office do 3P Studio traz materiais sustentáveis, nos revestimentos da lareira, da parede e do piso do jardim feitos a partir da reciclagem de restos de obras, embalagens de vidro de cervejas e refrigerantes.

Projeto da dupla Cris Passing e Giovane Marangoni, o Loft Duo também conta com peças que serão reutilizadas. Além disso, o Living da Arquiteta de Graziela de Souza foi pensado desde o início para se tornar uma sala de atendimento em seu escritório.

Beer Bar, assinado por Fabio Bubniak e Ana Carolina Melo. Lio Simas/CASACOR

A própria arquitetura do empreendimento Cidade Milano, onde se situa a mostra, inspirou alguns profissionais a abandonarem os rebaixamentos em gesso, de difícil descarte, para deixar o teto à mostra – no melhor estilo industrial. Assim é o Beer Bar, de Fabio Bubniak e Ana Carolina Melo, que ainda recebe uma chapa metálica de contêiner.

No Loft Pra Perto do Mar, a arquiteta Juliana Pippi dispôs de uma grande moldura para unir cozinha e banheiro, integrados e com marcenaria de palha natural.

O Porão UNILUX, de Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger e Vitor Sadowski, respeita a memória do casarão centenário, com luzes que evidenciam sua preservação.

Continua após a publicidade
Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi. Mariana Boro/CASACOR

CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2019

Quando?

De 15 de setembro a 27 de outubro

Terça a sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h. Domingos, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

Onde?

Empreendimento Cidade Milano – Av. Mauro Ramos, 1512, Centro – Florianópolis. Estacionamento no local.

Quanto?

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada, sendo necessário comprovante)

Ingressos disponíveis para compra em casacorflorianopolis.byinti.com.

Continua após a publicidade
Publicidade