Artboard Created with Sketch.

O AIA elege os 10 melhores projetos sustentáveis de 2018

As construções selecionadas pelo Instituto Americano de Arquitetos exemplificam a integração da excelência do design com a performance ambiental

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou em seu site oficial os selecionados de 2018 do COTE Top Ten Awards: são dez projetos que prezam pela integração da excelência do design com a performance ambiental, seguindo os rigorosos padrões COTE. Considerado o mais importante prêmio da área, promoverá uma homenagem aos arquitetos selecionados em junho. Confira a lista abaixo:

Albion District Library, projeto de Perkins+Will

Uma das bibliotecas mais frequentadas de Toronto, no Canadá, a Albion District Library oferece uma gama de serviços para vários grupos demográficos, inclusive imigrantes recentes. Quando ainda estava na fase do projeto de reforma, o escritório Perkins+Will realizou uma consulta popular e decidiu expandir a biblioteca existente utilizando o terreno de um estacionamento – com isso, o estabelecimento antigo continuou funcionando normalmente durante a obra.

Georgia Tech Engineered Biosystems Building, projeto de Cooper Carry and Lake | Flato

O Georgia Tech’s LEED Platinum Engineered Biosystems Building (EBB) fica em Atlanta, nos Estados Unidos, e tem a assinatura de Cooper Carry and Lake | Flato. Diferenciando-se da estrutura tradicional de laboratórios, o prédio propõe um espaço contínuo que percorre a lombada do edifício, com escritórios e salas de reuniões nas alas. Luz do dia, vistas ao ar livre, um sistema de coleta de água e outros elementos biofílicos usados ​​durante todo o programa incentivam a interação.

Mundo Verde, projeto de Studio Twenty Seven Architecture

Localizada em Washington, a Mundo verde é uma escola bilíngue focada na sustentabilidade. Nela, a água da chuva é capturada e reaproveitada, plantios apoiam insetos e pássaros migratórios e a nutrição e o bem-estar são realizados por uma política alimentar resumida em horta-prato-adubo.

Sawmill, projeto de Olson Kundig

Situado no duro Deserto de Mojave, na Califórnia, o Sawmill oferece um novo modelo para a casa unifamiliar sustentável. O cliente queria um lar auto-suficiente, que maximizasse a conexão entre arquitetura e natureza, e entre os membros da família. A casa de blocos de concreto, aço e vidro foi projetada para enfrentar o clima severo das Montanhas Tehachapi, que são propensas a incêndios.

Sonoma Academy’s Janet Durgin Guild & Commons, projeto de WRNS Studio

A conexão com a natureza, a luz do dia e a ventilação natural ditou o design do prédio – 80% do projeto é iluminado naturalmente. Camadas transparentes dominam: janelas operáveis, superfícies móveis, portas que se abrem para jardins e persianas de madeira deslizantes são manipuladas para fornecer sombra e espaços privados. Todo o edifício tem acesso à luz natural e vistas, reforçando a importância da ligação com os arredores.

The Renwick Gallery of the Smithsonian American Art Museum, projeto de DLR Group | Westlake Reed Leskosky

O The Renwick Gallery of the Smithsonian American Art Museum foi construído em 1859 com projeto do arquiteto James Renwick Jr. e foi renovado pela última vez entre 1967 e 1972. A renovação do século 21 substituiu e melhorou a infra-estrutura predial, aprimorou recursos históricos e criou maior flexibilidade para exposições. O projeto incluiu a restauração de dois tetos abobadados ocultos por muito tempo; recriação da configuração original da janela do século XIX; substituição de todos os sistemas de construção e melhorias para acessibilidade. O projeto alcançou uma redução de 50% no uso anual de energia, recebendo mais de 500.000 visitantes e 180 milhões de impressões de mídias sociais nos primeiros seis meses.

Ortlieb’s Bottling House, projeto de KieranTimberlake

Com o desafio de projetar para uma empresa em ascensão e com uma crescente necessidade de construir e encontrar espaço, o escritório Kieran Timberlake, da Filadélfia, transformou uma antiga fábrica de cerveja em um novo estúdio, com laboratórios e oficinas. As soluções sustentáveis aparecem no aproveitamento da luz e da ventilação natural e no uso inteligente de energia.

Nancy and Stephen Grand Family House, projeto de Leddy Maytum Stacy Architects

Fundada em 1981, a Family House é uma organização sem fins lucrativos que oferece alojamento temporário gratuito a famílias de crianças gravemente doentes que recebem tratamento na Universidade da Califórnia, em São Francisco. Os objetivos da nova Casa da Família em Mission Bay são de proporcionar um ambiente reconfortante, saudável e de apoio para 80 famílias em um ambiente residencial não institucional.

San Francisco Art Institute – Fort Mason Center Pier 2, projeto de Leddy Maytum Stacy Architects

Localizado na orla da Baía de São Francisco, um armazém histórico do Exército dos EUA, em Fort Mason, foi transformado em um novo campus para o San Francisco Art Institute (SFAI), criando um inovador e dinâmico centro de educação artística e engajamento público. Esta reutilização adaptativa histórica preserva a integridade industrial da estrutura de referência, apoia os objetivos pedagógicos da escola e integra sistemas de construção sustentáveis ​​avançados. O projeto reúne estúdios estudantis, galerias de exposições públicas, espaços de ensino flexíveis, teatro e oficina, apoiando o compromisso da SFAI em posicionar os artistas no centro da vida pública.

New United States Courthouse – Los Angeles, projeto de Skidmore, Owings & Merrill LLP

O New United States Courthouse é um edifício de 10 andares que contém 24 salas de audiências e 32 câmaras judiciais. Ele abriga o Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Central da Califórnia, acomoda o Serviço de Delegados dos EUA e fornece espaço de preparação para julgamento para o Ministério Público dos EUA e o Defensor Público Federal.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.