Energias renováveis entram cada vez mais na casa de brasileiros; entenda

A energia solar está cada vez mais popular, especialmente no Sudeste brasileiro. Veja como ela funciona e os benefícios para o meio-ambiente

Por Yeska Coelho Atualizado em 28 mar 2022, 15h04 - Publicado em 4 mar 2022, 15h00
O que é placa solar
Alex Alcantara/CASACOR

O interesse por energia solar vem crescendo cada vez mais no Brasil: de acordo com o Ibope Inteligência 2019, 93% da população brasileira alegou ter interesse em gerar energia renovável em casa. Isso porquê as energias limpas, além de mais sustentáveis, têm um ótimo bom custo-benefício. Por isso, se antes ter uma placa solar em casa era um artigo incomum, hoje elas já estão bem mais acessíveis.

De acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a região do país com dois dos maiores estados geradores da fonte solar e com o maior potencial energético é o Sudeste: 35,6% do consumo total de energia do país vem dessa região. A seguir, confira algumas informações que tornam essa alternativa energética tão interessante para consumo:

O que é energia solar?

 

House é um espaço com design sustentável presente na CASACOR Paraná 2021
Eduardo Macarios/CASACOR
Continua após a publicidade

A energia solar é um tipo de energia que, como o próprio nome já diz, tem como fonte energética o calor emitido pelo sol – tanto térmica como elétrica. Ela é capaz de gerar eletricidade sem emitir gases poluentes e ainda evita o uso constante de água das hidrelétricas. Considerada uma energia limpa bastante promissora, a energia solar pode ser aplicada tanto para fins comerciais como residenciais.

Como funciona?

 

Para fazer uso da energia solar em casa, é possível investir em painéis solares ou painéis fotovoltaicos, que possuem tecnologia própria para captar os raios do sol e convertê-los em energia térmica e elétrica. Dessa forma, uma placa fotovoltaica é capazes de produzir 200 Wp que geram cerca 800 a 1300 Wh por dia (8 horas diárias).

Saiba aqui outras opções para ser mais sustentável dentro de casa.

Continua após a publicidade

Publicidade