CASACOR São Paulo faz doação de tampas plásticas para ONG Ecopatas

Beneficiada na ação, a ONG Ecopatas reverte os materiais recicláveis em verba para fazer castração de animais abandonados

Por Yeska Coelho Atualizado em 2 fev 2022, 12h45 - Publicado em 3 fev 2022, 15h00

CASACOR, sustentabilidade, ONG Ecopatas

Um dos principais pilares da CASACOR é a sustentabilidade – e colocar isso em prática vai muito além dos projetos sustentáveis exibidos nas mostras. Um exemplo de ação sustentável é a arrecadação e doação de tampas plásticas que aconteceu no encerramento da CASACOR São Paulo em 2021 com o objetivo de dar um novo destino ao lixo da mostra.

CASACOR, sustentabilidade, ONG Ecopatas
Rafael Renzo/CASACOR

A iniciativa – que vem acontecendo desde a última mostra, em 2019, quando foram coletados 40kg de tampinhas plásticas –, conseguiu obter um aumento neste ano, com um total de 42kg de tampinhas coletadas.

Segundo Girlene Cavalcanti, Analista de Sustentabilidade da CASACOR, “as garrafas com tampas coletadas durante o período de obras e de evento da CASACOR 2021 eram direcionadas para a área de triagem de resíduos – responsabilidade da empresa gerenciadora, a Ciclo”, explicou. A Ciclo é responsável por fazer a separação da tampa, do rótulo e do corpo da garrafa.

Continua após a publicidade

ONG Ecopatas

 

CASACOR, sustentabilidade, ONG Ecopatas
Divulgação/CASACOR

A beneficiada da ação foi a ONG Ecopatas. A organização, que arrecada tampas plásticas e lacres de alumínio, encaminha e vende os materiais para a reciclagem e reverte a verba adquirida em castração de animais abandonados e comunidades carentes.

Sobre o negócio, Girlene explicou que “o plástico PP (Polipropileno) é um material muito nobre com alto índice de aproveitamento e de grande interesse para as indústrias de plástico. As tampinhas são vendidas para fabricantes de vassouras e de utensílios de casa como baldes, bacias, vasos, comedouro para animais, cabos de panelas, entre outros”.

Continua após a publicidade

Publicidade