Móveis sustentáveis: 3 motivos para apostar nas peças!

Além de contribuir para o bem-estar das futuras gerações, o uso de móveis sustentável garante um visual único dentro do lar

Por Redação Atualizado em 27 fev 2022, 09h37 - Publicado em 25 fev 2022, 15h00
casacor cozinha retro vintage decoração casa sustentável leroy merlin casacor são paulo 2018
A madeira é um recurso que organiza visualmente o espaço, setorizado a cozinha. O piso também é destaque, em madeira de demolição restaurada. O projeto é de Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira para a CASACOR São Paulo 2018. Rafael Luvizetto/CASACOR

Não é de hoje que empresas e consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade de seus hábitos de consumo – e não à toa, nunca viu-se tantos brechós e antiquários nas grandes capitais como agora. Preocupados com o meio ambiente, indivíduos de todas as idades estão em busca de ideias para reaproveitar materiais e realizar o upcycling para estender o ciclo de vida de seus objetos.

Entre essas inúmeras soluções, estão os móveis sustentáveis: aqueles feitos de matéria-prima não prejudicial ao meio ambiente ou de material reciclado. Ao contrário do que muitos podem pensar, porém, o fato de serem sustentáveis não implica queda na qualidade do produto – na verdade, o fator sustentável é quem garante durabilidade em seu uso, como é o caso das madeiras sustentáveis, de refugo ou paletes.

Confira abaixo três motivos para apostar em móveis reciclados em seu lar:

CASACOR Minas Gerais 2016. Moca Café - Manuela Lolato e Fernando César. O espaço sem portas se conecta ao exterior e abriga um layout flexível, que pode ser alterado de acordo com a necessidade. Um dos curingas é o sofá de papelão, que assume forma e tamanho diferentes para cada ocasião. O revestimento das paredes une módulos em gesso reciclado que lembram pétalas de flores nos tons de rosa, roxo e lilás, instalados um a um.
Neste ambiente, um dos curingas é o sofá de papelão, que assume forma e tamanho diferentes para cada ocasião. O projeto é de Manuela Lolato e Fernando César para a CASACOR Minas Gerais 2016. Divulgação/CASACOR

Consumo inteligente

 

Continua após a publicidade

Um dos maiores benefícios dos móveis sustentáveis é o consumo inteligente. Grande parte das coisas que compramos diariamente não são reaproveitadas, colaborando para o acúmulo de lixo. Pamela Paz, CEO da Tuim – empresa de móveis por assinatura –, explica: “quando alugamos uma mobília contribuímos para o aumento da sua vida útil. Caso os nossos interesses, sonhos e necessidades mudem, não precisamos necessariamente descartar aquele móvel, basta trocá-lo por outro que faça mais sentido naquele momento da sua vida”.

Fabricação sustentável

 

Continua após a publicidade

Além da preservação ambiental, os móveis sustentáveis colaboram com as próximas gerações, promovem um estilo criativo e mais próximo do rústico, ainda que único. Mas, muito além disso, contribui para a diminuição dos impactos que indústria moveleira causa sobre o meio ambiente – diante do grande volume de resíduos gerados, da exploração irracional, do desperdício de madeira e do uso de substâncias tóxicas.

Diminuição de descarte de lixo

 

Continua após a publicidade

Paletes, latas, pneus, malas e muitos outros objetos que são frequentemente descartados podem ser transformados em peças de decoração. Estas soluções, além de sustentáveis, são criativas e econômicas.

Continua após a publicidade

Publicidade