Ecosia: a ferramenta de busca que planta árvores a cada pesquisa

Atualmente, cerca de 37 milhões de árvores já foram plantadas ao redor do mundo. O aumento crescente pode ser conferido na página inicial da ferramenta!

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 18 fev 2020, 07h41 - Publicado em 21 set 2018, 18h43

A Ecosia é uma ferramenta de busca muito similar ao Google. A diferença entre eles é que o lucro gerado a partir das pesquisas feita pelos usuários é revertido para plantar árvores em áreas de maior necessidade: uma ferramenta em prol do meio ambiente.

Reprodução/Ecosia/CASACOR

O mecanismo tem mais ou menos sete milhões de usuários ativos ao redor do mundo. O cálculo é de aproximadamente 45 buscas para cada usuário, para que uma árvore seja plantada. No próprio site as estatísticas podem ser conferidas.

A ideia de desenvolver um buscador sustentável surgiu após Christian Kroll, fundador e CEO da empresa alemã, fazer uma viagem a Ásia e para a América do Sul. Nestes lugares, teve contato com o tema da desflorestação e seu impacto em alterações climáticas. Assim, ao lado do Yahoo e do Bing, o Ecosia surgiu em 2009.

Até agora, foram plantadas árvores na Nicarágua, Peru, Brasil, Burquina, Marrocos, Tanzânia, Etiópia, Madagascar, Espanha e Indonésia. O mapa do site é atualizado de acordo com o plantio.

Reprodução/Ecosia/CASACOR

Para ganhar a confiança dos usuários, a cada mês, um relatório de rendimento e aplicação de lucros é descrito, apontando um a um. Eles podem ser conferidos clicando aqui. Além disso, o documento indica a quantidade e o local do plantio de árvores.

Reprodução/Ecosia/CASACOR

O Ecosia é uma ótima solução para quem quer ajudar o meio ambiente mas não sabe como. A ferramenta permite que o usuário ajude o planeta através do computador ou celular, fazendo algo corriqueiro do dia a dia: uma simples busca na internet.

Continua após a publicidade
Publicidade