Artboard Created with Sketch.

ONU Meio Ambiente promove a limpeza de mares e rios em setembro

O evento destinado a limpar praias ocorre mundialmente entre os dias 15 e 24 de setembro. Saiba como fazer parte de diversas iniciativas abaixo:

Com certeza você já ouviu a frase que “em 2050 o oceano vai ter mais plástico do que peixes”. As imagens e dados sobre plástico nos oceanos são chocantes: no oceano pacífico, existe uma “ilha” de plástico, 16 vezes maior que Portugal; de 4.8 milhões, até 12.7 milhões de toneladas de resíduos chegam na água anualmente; 90% do lixo que flutua nos mares, é composto por plástico e em 32 anos, 99% das aves marinhas terão ingerido esse material.

Pensando nesse impacto, diversas ONGs e instituições se propõem a reverter esse quadro com iniciativas para limpar os rios e praias, ações na internet, além de intervenções e manifestações culturais. A semana internacional de limpeza dos rios e mares ocorre entre os dias 15 e 24 de setembro e além de coletar resíduos, separa-os e destina aos lugares certos de reciclagem. Separamos abaixo algumas propostas que precisam ser conferidas:

Manual prático da ONU Meio Ambiente

 (Divulgação/CASACOR)

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um manual online de como organizar uma ação de limpeza de praias. Sob o slogan “o mar não está para plásticos”, o guia ajuda a entender porque uma campanha assim é necessária, como a ação funciona; o ciclo de vida e os passos.

A Websérie Mares Limpos, do Menos 1 Lixo

https://www.instagram.com/p/BnM5FbUAI1m/?taken-by=menos1lixo

Mares Limpos é um projeto do movimento Menos 1 Lixo! Criado por Fe Cortez, o objetivo é alertar a população sobre consumo consciente através de dicas práticas, no site e nas redes sociais. A websérie apresenta a defensora de Mares Limpos pela ONU viajando pelo país e dando voz a diversos ativistas, especialistas e cientistas.

Clean Up Day da Route Brasil

https://www.instagram.com/p/BloNeGrj5yr/?taken-by=routebrasil

A Route Brasil atua como uma rota de conscientização ambiental, feita por mais de 5.000 voluntários! Neste sábado, dia 15 de setembro, a iniciativa fará a ação de limpeza de mares e rios em diversos locais, entre eles a Represa Billings em São Paulo; na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no Rio; na Barra da Lagoa, em Florianópolis e mais. Confira a lista completa aqui.

Ocean Conservancy

 (Reprodução/CASACOR)

A Ocean Conservancy – conservação dos oceanos, em tradução livre – também é uma iniciativa que visa limpar praias, mares e rios. Mas além disso, a ação lançou o aplicativo CleanSwell, disponível para iOS e Android, que permite captar o tanto de lixo coletado e compartilhar com amigos e família. Os dados de coleta vão direto para o banco de dados da Ocean Conservancy e ajudam os pesquisadores com as novas informações. O aplicativo permite gravar o tanto de lixo coletado, compartilhar nas redes sociais, calcular a distância que foi limpa, ver o peso da quantidade de lixo retirada das ruas ou praias, criar soluções para ajudar a instituição e também aprender mais sobre o impacto do lixo nos oceanos e nos animais. Saiba mais aqui

Manifestações culturais

57 kg de plástico dão forma a uma baleia morta

57 kg de plástico dão forma a uma baleia morta (Reprodução/CASACOR)

Em 2017, o Greenpeace Filipinas expôs a escultura de plástico no formato de uma baleia morta. A obra de 57 kg foi feita com sacos de lixo, garrafas de plástico, copos, canudos e outros tipos de resíduos do material que poderiam ser facilmente engolidos por algum animal marinho. A imagem ainda circula nas redes sociais para alertar o público da dimensão do problema.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.