Artboard Created with Sketch.

Comunidades Sustentáveis: vilas da Bolívia são escolas sobre meio ambiente

Duas comunidades bolivianas apostam também na paz interior como uma solução

No segundo capítulo da série de reportagens sobre Comunidades Sustentáveis das Américas, contamos a história de duas vilas bolivianas que acreditam na sustentabilidade como um modo de vida.

Comunidade Janajpacha, Bolívia

 (Divulgação/CASACOR)

Em Quechua, Janajpacha significa paraíso. A comunidade busca funcionar como uma fonte de inspiração e escola de educação para vida, onde cada membro faz trabalhos interiores e exteriores para colaborar com o grupo. Entre os interiores estão yoga, rituais indígenas e xamânicos e meditações diárias; nas exteriores, hortas ecológicas, compostagem, medicina natural e mais.


Agricultura Orgânica: técnica de cultivo de alimentos, que mantém estruturas originais do solo sem alterar suas propriedades, utilizar produtos químicos ou sementes transgênicas;
Bioconstrução:  princípios sustentáveis de concepção e desenho, sem agredir o local e visando o melhor uso de materiais;
Permacultura: valorização do método holístico de planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana;
Educação: atividades educativas, como seminários, workshops, eventos e programas de estudos são feitos para disseminar conhecimento holístico e sustentável.

Quinta Conciencia, Bolívia

 (Divulgação/CASACOR)

O projeto, fundado por uma família boliviano-holandesa, situa-se próximo de Samaipata. O local funciona como albergue e camping, tem café e restaurante locais e espaço para workshops, retiros e cerimônias espirituais.


Educação: atividades educativas, como seminários, workshops, eventos e programas de estudos são feitos para disseminar conhecimento holístico e sustentável;
Água: Reaproveitamento de águas de chuvas, estratégias de irrigação, métodos de captura e armazenamento e reutilização de águas cinzas;
Bioconstrução: princípios sustentáveis de concepção e desenho, sem agredir o local e visando o melhor uso de materiais;
Permacultura: valorização do método holístico de planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana.

CASACOR produz uma série de oito matérias, agrupadas por países, que apresentam esse modo de viver em harmonia com a natureza e os animais. Clicando aqui, você confere um mapa interativo dos países que apostam na sustentabilidade como estilo de vida e quais os preceitos que as comunidades devem seguir.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.