Comunidades Sustentáveis: vilas apostam em bioconstrução no Chile

Duas ecovilas se destacam pelas dificuldades geográficas e climáticas do país. Uma solução pra contornar as duas situações é a bioconstrução. Confira:

Por Evelyn Nogueira - Atualizado em 17 fev 2020, 16h48 - Publicado em 17 out 2018, 15h22

O Chile é protagonista do nosso terceiro capítulo sobre Comunidades Sustentáveis. Aqui, duas ecovilas se destacam pelas dificuldades geográficas e climáticas do país. Uma solução pra contornar as duas situações é a bioconstrução, que pode facilitar os problemas que os moradores enfrentam em relação ao clima. Confira!

Blowing in the Wind, Chile

DIvulgação/CASACOR

A comunidade ecológica, fundada no fim dos anos 1980, é como uma vizinhança com acordos comuns de convivências. Casas feitas com materiais naturais, banheiros secos e hortas orgânicas são destaques.


Agricultura Orgânica: técnica de cultivo de alimentos que mantém estruturas originais do solo sem alterar suas propriedades, utilizar produtos químicos ou sementes transgênicas;
Bioconstrução: princípios sustentáveis de concepção e desenho, sem agredir o local e visando o melhor uso de materiais;
Criação de animais: a criação sustentável de animais que não estão em extinção, com a ajuda de recursos animais, otimiza cultivos e gera subsídios próprios. Entre os bichos estão: peixes, vacas, porcos, aves e cavalos;
Educação: atividades educativas, como seminários, workshops, eventos e programas de estudos são feitos para disseminar conhecimento holístico e sustentável.

Ecoaldea Pailimay, Chile

Divulgação/CASACOR

Fundado em 2011, surgiu com o encontro de famílias em uma terra para partilhar. Atualmente, sete famílias participam da busca por uma vida mais sustentável. Regeneração de bosques, conservação do solo, agricultura orgânica e permacultura estão entre os princípios.


Água: Reaproveitamento de águas de chuvas, estratégias de irrigação, métodos de captura e armazenamento e reutilização de águas cinzas;
Bioconstrução: princípios sustentáveis de concepção e desenho, sem agredir o local e visando o melhor uso de materiais;
Permacultura: valorização do método holístico de planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana;
Agricultura Orgânica: técnica de cultivo de alimentos que mantém estruturas originais do solo sem alterar suas propriedades, utilizar produtos químicos ou sementes transgênicas.

CASACOR produz uma série de oito matérias, agrupadas por países, que apresentam esse modo de viver em harmonia com a natureza e os animais. Clicando aqui, você confere um mapa interativo dos países que apostam na sustentabilidade como estilo de vida e quais os preceitos que as comunidades devem seguir.

Continua após a publicidade
Publicidade