Vincent Van Duysen: o arquiteto e designer belga mais amado do momento

Conheça o arquiteto belga que está chamando a atenção do mundo por suas obras simples, mas cheias de detalhes

Por Yeska Coelho Atualizado em 31 mar 2022, 14h19 - Publicado em 31 mar 2022, 15h00
Casa M
Casa M em Melides, Portugal. Divulgação/CASACOR

O que define um grande projeto? A exuberância? A inovação? No caso do arquiteto e designer Vincent Van Duysen, a simplicidade foi responsável por torná-lo um dos nomes mais queridos e descolados da arquitetura atualmente.

Focado no design autoral em cada uma de suas criações arquitetônicas, Van Duysen não começou com grandes encomendas públicas, muito pelo contrário, iniciou a carreira com projetos residenciais e comerciais de pequeno porte.

projeto residencial de Van Duysen
EK Residence em Los Angeles (EUA). Stephen Kent Johnson/CASACOR

O arquiteto sempre defendeu que seus projetos eram feitos “sob medida” para focar nas necessidades e no conforto de seus respectivos clientes. Muito mais do que só criar soluções que o cliente precisa, Van Duysen direciona esforços para também canalizar seus anseios e desejos.

Quem é Vincent Van Duysen?

 

Continua após a publicidade

Vincent Van Duysen
Divulgação/CASACOR

Vincent Van Duysen nasceu em Lokeren, na Bélgica, em 1962. Cursou arquitetura na Sint-Lucas School of Architecture e chegou a trabalhar junto de alguns nomes renomados como Aldo Cibic, em Milão, e Jean De Meulder, em Antuérpia, no seu país de origem.

Em 1989, o arquiteto decidiu seguir carreira solo e montou seu próprio escritório que realiza projetos residenciais e comerciais, e de design de produtos para diversas marcas internacionais.

O foco de Van Duysen está nas construções residenciais de alto padrão espalhadas pela Europa, Oriente Médio, Ásia e EUA.

Design limpo e atemporal

 

Continua após a publicidade

Shelter at Metamorphosis - Milão, Itália
Shelter at Metamorphosis em Milão, na Itália. Simone Fiorini/CASACOR

Usar materiais puros e táteis é o segredo do arquiteto para aguçar os sentidos e oferecer experiências memoráveis em cada um de seus projetos. Ele aposta em diferentes texturas e iluminação para criar uma conexão mais íntima com o morador.

Funcionalidade, conforto e durabilidade – esses são os três pilares do design praticado por Van Duysen.

A atenção aos detalhes é o que torna cada projeto de Vincent Van Duysen especial. Para ele, é aí que está o essencial. Cada combinação tem um porquê. Por isso, se você é amante de grandes obras que chamam atenção por suas formas inovadoras, o trabalho do arquiteto pode soar com estranheza. Para ele, menos é mais.

Arquiteto premiado

 

Continua após a publicidade

Central: The Original Store - Bangkok, Tailândia
Central: The Original Store em Bangkok, na Tailândia. DOF Skyground/CASACOR

Durante sua carreira, Van Duysen recebeu vários prêmios. O Prêmio Cultura Flamenga de Design, Designer Belga do Ano, o Prêmio Henry van de Velde Lifetime Achievement, e um EDIDA de Melhor Designer de Interiores do Ano. Seu nome também foi incluído na pesquisa AD100 pela rede Architectural Digest e Elle Decor A-List várias vezes.

Em 2016, o arquiteto recebeu o título de diretor criativo de duas importantes marcas italianas de luxo: Molteni&C e Dada. Entre 2018 e 2020, ele também trabalhou como diretor de arte da Sahco for Kvadrat.

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade