As 18 melhores plantas para purificar o ar (segundo a NASA!)

Uma boa opção para melhorar a qualidade do ar de casa de forma natural é com as plantas purificantes. Veja quais são elas!

Por Yeska Coelho Atualizado em 16 jun 2021, 14h08 - Publicado em 16 jun 2021, 15h00
plantas purificar ambientes
Jardim do Entardecer Vertical por Myrian Marquez – CASACOR São Paulo 2018. Renato Navarro/CASACOR

Não é segredo para ninguém que a qualidade do ar nas grandes cidades não é das melhores – e pode inclusive ser prejudicial à saúde. Não só nas ruas, mas também dentro de nossas casas e escritórios estamos expostos às impurezas do ar com inevitável constância – afinal, a poluição urbana está em todo lugar.

Apesar disso, existem maneiras de amenizar a situação e as plantas que purificam o ar são talvez a melhor delas.

O que diz a NASA

 

plantas purificam o ar
Apartamento com urban jungle assinado por Anna Luiza Rothier. Divulgação/CASACOR

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) conduziu um estudo em 1989 para investigar o potencial de absorção da poluição atmosférica pelas plantas.

A pesquisa veio como uma resposta a um fenômeno que ficou conhecido como “síndrome do edifício doente” que, no final do século XX, representava as doenças provenientes da má circulação do ar e da falta de filtragem no interior dos edifícios.

O estudo levou dois anos para ser concluído. Como resultado, obteve-se a constatação de que algumas espécies são capazes de filtrar naturalmente o ar e remover poluentes orgânicos nele presentes, como o benzeno, o formaldeído e o tricloroetileno.

Ao todo, foram identificadas 18 espécies de plantas que purificam o ar dos ambientes. Veja quais são elas na galeria!

Continua após a publicidade
Publicidade