13 perfis que todo apaixonado por plantas deveria seguir no Instagram

Apaixonado por paisagismo? Separamos grandes nomes de profissionais brasileiros para você acompanhar projetos, inspirações e dicas

Por Yeska Coelho Atualizado em 21 jan 2022, 12h54 - Publicado em 18 jan 2022, 11h00

A natureza é muito bem-vinda na decoração de ambientes, sejam eles internos ou externos. Os “pais de plantas” sabem muito bem que toda atenção é pouca para cuidar de suas espécies preferidas.

As redes sociais, especialmente o Instagram, se tornaram polos de encontro entre pessoas que apreciam a arte que é o paisagismo. No Brasil, paisagistas renomados expõem seus projetos e mostram verdadeiras inspirações para aliar espécies e arquitetura em seus perfis. A seguir, selecionamos 13 perfis do Instagram para você começar a acompanhar agora mesmo. Confira!

Catê Poli (@cate_poli_paisagismo)

 

Catê Poli e João Jadão - Rooftop CASACOR, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Catê Poli e João Jadão – Rooftop CASACOR, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Evelyn Muller/CASACOR

A arquiteta e paisagista renomada Catê Poli (que também faz parte do elenco CASACOR) traz em seu perfil do Instagram tudo o que é necessário para quem ama plantas: dicas de cultivo, curiosidades, tendências e projetos inspiradores.

View this post on Instagram

A post shared by Caterina Poli(Catê)paisagista (@cate_poli_paisagismo)

Para quem gosta dos projetos da paisagista, ela costuma fazer publicações mostrando quais espécies ela apostou e explicando um pouquinho de cada uma delas.

Gilberto Elkis (@gilbertoelkis)

 

Jardim do Bosque. Gilberto Elkis - CASACOR São Paulo 2015
Jardim do Bosque. Gilberto Elkis – CASACOR São Paulo 2015 Divulgação/CASACOR

Um dos maiores nomes do paisagismo do Brasil e parte do elenco CASACOR, Gilberto Elkis compartilha com seus seguidores inspirações de jardins que são verdadeiras obras de arte. Como bônus, ainda posta algumas fotos de seus cachorrinhos super fofos!

Alexandre Furcolin (@alexandrefurcolinpaisagismo)

 

View this post on Instagram

A post shared by Alexandre Furcolin Paisagismo (@alexandrefurcolinpaisagismo)

No perfil de Alexandre Furcolin é possível acompanhar seus trabalhos em construção e aqueles já consagrados, como o do Restaurante Origem 75. Além de belas fotos verdes, o paisagista também compartilha renders de seus projetos de renovação e restauração de espaços públicos do Brasil todo.

Alex Hanazaki (@alexhanazaki)

 

Alex Hanazaki - Praça Eliane - CCSP 2016
Alex Hanazaki – Praça Eliane – CASACOR São Paulo 2016 Divulgação/CASACOR

Mesmo para quem não é um amante assíduo do paisagismo, o perfil de Alex Hanazaki, arquiteto e paisagista do elenco CASACOR, compartilha paisagens tão relaxantes que vale acompanhar para dar uma “pausa” na rotina e meditar olhando as postagens.

View this post on Instagram

A post shared by Alex Hanazaki (@alexhanazaki)

Além de seus projetos, o arquiteto também traz alguns cliques sobre as belezas que encontra durante suas viagens pelo Brasil e pelo mundo.

Roberto Riscala (@robertoriscala_paisagismo)

 

jardim paisagismo roberto riscala tropical parque plantas
Roberto Riscala assina jardim de 6 mil m² com ares de parque tropical Gui Morelli/CASACOR

O paisagista Roberto Riscala – que também integra o elenco CASACOR – eleva o gosto por paisagismo e traz verdadeiras obras-primas em sua conta no Instagram e dá aula de arquitetura e como aliar com diferentes espécies.

Orsini Paisagismo (@luizcarlosorsini)

 

View this post on Instagram

A post shared by Yapó | Orsini Paisagismo (@luizcarlosorsini)

Outro perfil importante de um renomado paisagista brasileiro é o de Luiz Carlos Orsini. Ele participou de oito edições da CASACOR e ficou famoso no Brasil especialmente por seu projeto do Inhotim. Em seu perfil, ele compartilha inspirações, projetos em andamento, e muito mais!

KalilFerre Paisagismo (@kalilferrepaisagismo)

 

KalilFerre Paisagismo - Meu Verde Particular, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
KalilFerre Paisagismo – Meu Verde Particular, projeto da CASACOR São Paulo 2021 Evelyn Müller/CASACOR
Continua após a publicidade

Inspirações e paisagens lindíssimas aguardam aqueles que seguem o perfil do KalilFerre Paisagismo. Membros do elenco CASACOR, a dupla de paisagistas compartilha com seus seguidores projetos, dicas e mensagens inspiradoras.

View this post on Instagram

A post shared by KalilFerre Paisagismo (@kalilferrepaisagismo)

Para quem é apaixonado por arquitetura e paisagismo, o perfil ainda conta um pouco sobre o processo criativo, quais problemáticas foram consideradas e o resultado final dos ambientes que desenvolvem.

Mônica Costa (@monicacosta_paisagismo)

 

CASACOR Ribeirão Preto 2018. Restaurante Toscana Arauco - Mônica Costa e Ângela Dorascenzi. Mônica criou um jardim tropical com bromélias, bananeiras e folhagens que ornamentam os arredores do espelho d’água, esculpido com seixos de pedra hijau.
CASACOR Ribeirão Preto 2018. Restaurante Toscana Arauco – Mônica Costa e Ângela Dorascenzi Felipe Araújo/CASACOR

Arquiteta especialista em paisagismo, Mônica Costa compõe o elenco CASACOR e já foi responsável por trazer jardins inspiradores para as mostras. O impecável trabalho de pensar todos os elementos e harmonizá-los entre si é a especialidade da profissional.

View this post on Instagram

A post shared by Mônica Costa – paisagista (@monicacosta_paisagismo)

Quem acompanhar sua página no Instagram poderá ver mais de perto o trabalho, e ainda conferir dicas, cursos e inspirações de ambientes assinados por ela.

Renata Tilli Paisagismo (@renatatillipaisagismo)

 

View this post on Instagram

A post shared by Renata Tilli Paisagismo (@renatatillipaisagismo)

Para quem deseja aprender mais sobre diferentes espécies, o perfil da Renata Tilli é uma boa pedida. A renomada paisagista compartilha informações sobre diferentes plantas, bem como dicas práticas para fazer um projeto de paisagismo único.

Rodrigo Oliveira (@rodrigooliveira_paisagismo)

 

Jardim Rodrigo Oliveira CASACOR
Jardim da Casa do Relógio – CASACOR São Paulo 2018 – Rodrigo Oliveira Divulgação/CASACOR

Espaços para descansar, conviver, meditar e principalmente se inspirar. Essas são as características principais dos espaços compartilhados por Rodrigo Oliveira em sua conta no Instagram. Além de projetos autorais, ele compartilha também alguns ambientes que lhe servem como inspiração.

Luciano Zanardo (@zanardopaisagismo)

 

Zanardo Paisagismo - Alameda das Artes, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Zanardo Paisagismo – Alameda das Artes. CASACOR São Paulo 2021 Evelyn Müller/CASACOR

Outro grande nome do paisagismo, Luciano Zanardo, que já participou de mostras da CASACOR, compartilha seus projetos com seus seguidores. A conta explora tanto ambientes externos – como terraços e jardins – como também o poder do paisagismo para trazer acolhimento em ambientes internos.

Daniel Nunes (@danielnunes_paisagismo)

 

Projeto de Daniel Nunes para a CASACOR São Paulo 2018
Projeto de Daniel Nunes para a CASACOR São Paulo 2018 Rafael Renzo/CASACOR

A conta do Instagram de Daniel Nunes é repleta de surpresas agradável, especialmente entre aqueles que desejam vislumbrar na prática como a arquitetura e o paisagismo se misturam e andam lado a lado.

View this post on Instagram

A post shared by Daniel Nunes Paisagismo (@danielnunes_paisagismo)

Além de belíssimos projetos da autoria do paisagista, quem o seguir também confere um pouco dos bastidores e dos estudos artísticos realizados antes da mão na massa – ou melhor, mão na terra!

Bia Abreu (@biaabreu_paisagismo)

 

Jardim da Tartuferia. Bia Abreu - CASACOR São Paulo 2018
Jardim da Tartuferia. Bia Abreu – CASACOR São Paulo 2018 Divulgação/CASACOR

O Instagram de Bia Abreu é um verdadeiro contador de história. A arquiteta e paisagista compartilha antes e depois, projetos de autoria própria e chega a fazer tours pelos espaços que assina. É uma boa pedida especialmente para quem quer se inspirar em projetos residenciais.

Continua após a publicidade

Publicidade