5 dicas para manter a casa mais fresca com plantas

Confira quais as espécies mais indicadas e como mantê-las sempre bonitas em casa no verão – além de, é claro, obter mais conforto térmico

Por Redação Atualizado em 20 dez 2021, 11h17 - Publicado em 19 dez 2021, 10h00
Refúgio do Palácio Ana Livia Werdiny Janaína Pacheco CASACOR Minas Gerais sala estar sofá curvo lareira mesa madeira plantas decoração
Refúgio do Palácio – Ana Livia Werdiny Janaína Pacheco. CASACOR Minas Gerais 2021. João Oliveira/CASACOR

O verão já está entre nós – e, apesar do clima de férias, há quem vai passar a temporada mais quente dentro de casa. E não é novidade o quanto é difícil trabalhar, estudar ou mesmo descansar em meio às altas temperaturas. Mas o que muitos não sabem é que uma boa forma de obter conforto térmico é através das plantas.

Apostar nas plantas dentro de casa é uma ótima opção para manter a casa fresquinha – mesmo que não seja uma grande área verde, já que até mesmo em pequenos jardins já é possível conseguir maior frescor, como aponta Juliana Alcantara, coordenadora de jardinagem da Telhanorte. A seguir, a profissional dá dicas sobre quais são as espécies mais indicadas para se ter em casa no verão, confira!

Lounge Garden, projeto de Pedro Ernesto e Leandra Castro para a CASACOR Goiás 2021. Na foto, sala de jantar e jantare, com móveis de madeira, vasos de plantas e quadros.
Lounge Garden – Pedro Ernesto e Leandra Castro. CASACOR Goiás 2021. Edgard César/CASACOR

Plantas ideais

 

Continua após a publicidade

Além de facilitar a manutenção, escolher as plantas corretas potencializará o efeito refrescante. Dessa forma, é indicado procurar por espécies de folhagens grandes, como lírio, Raphis, Areca e Jiboia. Por outro lado, há espécies que amam o sol e podem receber luz direta, como Abutilon, suculentas e cactos.

> Leia também: Plantas para apartamento: aprenda a trazer a natureza para dentro de casa

Quanto mais, melhor

 

Continua após a publicidade

Para ampliar a sensação de frescor, é preciso ter um certo volume de plantas nos ambientes. “As plantas contribuem no aumento, mesmo que seja ligeiro, da umidade e, consequentemente, da purificação do ar, sendo boas alternativas para auxiliar ventiladores ou umidificadores eletrônicos”, afirma.

> Leia também: Espécies de plantas ideais e dicas para cuidar do jardim no verão

Na varanda

 

Continua após a publicidade

Em varandas pequenas, a sugestão é fazer o uso das paredes para criar um jardim vertical. “O jardim vertical possui fácil instalação e versatilidade”. Outra opção é apostar nas plantas pendentes, como Véu de noiva, Jibóia, Renda-francesa e Petúnia.

> Leia também: 4 dicas para criar um Jardim Vertical sem ocupar muito espaço

Architetonika Nomad casacor paraná 2021 loft com varanda
Loft com Varanda – Architetonika Nomad. CASACOR Paraná 2021. Patrícia Amancio/CASACOR

Dentro de casa

 

Continua após a publicidade

Use a criatividade e traga as plantas para dentro de casa. “Utilize estantes para dispor os vasos e cachepôs ou aproveite um cantinho da parede do corredor ou da sala para colocar vasos de chão, criando um conjunto com tamanhos diferentes”, comenta.

> Leia também: 5 plantas diferentes e inovadoras para cultivar em casa

Manutenção em dia

 

Continua após a publicidade

Manter as plantas sobre a terra úmida e fresca é fundamental. Faça regularmente a irrigação com uso de borrifador. As podas devem ser feitas periodicamente, tirando galhos e folhas secas e doentes ou ramos que se cruzam ou raspam um no outro.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade