Os melhores aplicativos de 2021 para cuidar de plantas

Entre lembretes de rega e calendários lunares para um replantio eficaz, veja estes seis aplicativos que ajudam a manter seu jardim cheio de vida

Por Redação Atualizado em 17 jun 2021, 10h08 - Publicado em 17 jun 2021, 10h00
Loft de los Cinco Sentidos - Carla Canepa. Muita luz e verde natural para celebrar o dia, neste ambiente envolvido pelas texturas naturais. O teto aquece e dele vem um conjunto de luminárias pendentes que exploram a madeira no design.
Rodolfo Sotelo/CASACOR

Há quem diga nascer com o “dedo verde“, mas a verdade é que o aumento do interesse por jardinagem por parte dos millenials despertou em todos nós o desejo de cultivar uma plantinha em casa. Há quem experimente a prática por seus benefícios à saúde, outros já criam uma verdadeira “selva urbana” dentro de salas, cozinhas e até quartos. A regra é clara: existe uma planta certa para conciliar seus gostos e objetivos.

Mas nada é tão simples – na verdade, as plantas cultivadas dentro de casa precisam de atenção e cuidado tanto quanto as de jardim ao ar livre. Cada planta tem necessidades diferentes de luz, água e temperatura, o que pode transformar a atividade então terapêutica em uma verdadeira dor de cabeça. A boa notícia é que, dada a febre por jardinagem, existe uma enorme quantidade de aplicativos que auxiliam no cultivo de plantas, oferecendo dicas e orientações para evitar erros.

Pensados para “pais de planta” de primeira viagem, veja abaixo os sete melhores aplicativos dedicados à jardinagem!

apartamento decor paisagismo isabela capeto anna luiza rothier plantas decoração rio de janeiro
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/CASACOR

Garden tags

 

Continua após a publicidade

Intuitivo, gratuito e disponível para Android e iOS, este aplicativo é perfeito para quem quer identificar uma planta e catalogar todas as plantas do seu jardim, criando etiquetas personalizadas e acessando todas as informações referentes a cada espécie.

Sua maior vantagem é a possibilidade de entrar em contato com outros entusiastas da jardinagem e assim compartilhar experiências, dificuldades e pedir conselhos.

Gardenia

 

Continua após a publicidade

Para quem costuma esquecer datas e horários para podar, regar e fertilizar as plantas, o Gardenia é o app ideal. Gratuito e disponível para Android e iOS, ele permite criar uma lista personalizada com lembretes para te avisar o que fazer e quando fazê-lo.

Lá também é possível coletar informações relativas à exposição à luz, irrigação e fertilização relativas a mais de 90 mil espécies botânicas. Além disso, a função “Weather Monitor” (Monitoramento de Clima), oferece informações meteorológicas com base na sua localização.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras jean de just jardim de inverno
André Nazareth/CASACOR

Garden Manager

 

Continua após a publicidade

Outro grande aposta é o Garden Manager, apenas disponível em Android. O app permite definir alertas personalizados para a manutenção do seu jardim, relativos à fertilização, rega e outras tarefas essenciais.

O diferencial é que no app é possível criar um diário de planta para acompanhar seu crescimento. O desenvolvimento pode ser compartilhado com amigos, assim como numa rede social, ou usado para pedir conselhos caso as plantas estejam perdendo vigor. O app também permite procurar e localizar floristas nas suas redondezas para adicionar outro vaso à sua coleção.

Moon & Garden

 

Continua após a publicidade

O Moon & Garden já tem uma dinâmica diferente. Disponível para Android e iOS, o aplicativo informa quando plantar, regar e podar de acordo com o calendário lunar.

As fases da lua de fato influenciam o crescimento das sementes e têm sido exploradas pela agricultura desde a antiguidade. Uma solução deste tipo pode ser útil para inspirar um jardim de flores em um terraço, aproximando as nossas fases às da natureza.

casa terra árvore paola ribeiro casacor
Denilson Machado/CASACOR

Home Design 3D Outdoor/Garden

 

Continua após a publicidade

Os aficcionados em games vão adorar o Home Design 3D Outdoor/Garden. Lembrando até uma espécie de The Sims para jardins, no app você pode se tornar um paisagista e imaginar seu jardim dos sonhos para então transformá-lo em realidade.

Ele funciona da seguinte forma: depois de criada a conta, você cria o projeto de jardim com todas as plantas e nas dimensões exatas que desejar, e então visualiza o resultado em 3D direto na tela do sue celular ou tablet. Ele está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Blossom

 

Continua após a publicidade

Se você precisar de um aplicativo que te dê conselhos práticos sobre como fazer o replantio, como fertilizar e regar da melhor maneira, sua escolha deve ser o Blossom. A ferramenta – disponível só para iOS – é capaz de identificar instantaneamente a planta, pesquisando no banco de dados a espécie e oferecendo as melhores soluções para seu cultivo. Ele ainda conta com uma função que nos lembra a hora e a quantidade correta para realizar as regas.

Fonte: Corriere della Sera

Continua após a publicidade
Publicidade