Continua após publicidade

Passado e presente se misturam em casa de vidro na Holanda

Assinada pelo escritório Maas Architecten, a construção mistura técnicas e materiais tradicionais com o melhor da arquitetura contemporânea

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h50 - Publicado em 5 out 2018, 15h30
(Reprodução Dezeen/CASACOR)

No interior da Holanda, uma contrução parece flutuar sobre as águas. Trata-se do projeto idealizado pelo escritório Maas Architecten, para uma casa na orla da cidade de Berlicum. A estrutura é composta por dois volumes em estilo de cabana, que se conectam por uma passarela. O que chama atenção, porém, é que a construção é praticamente transparente.

(Reprodução Dezeen/CASACOR)

O intuito do projeto era misturar o estilo construtivo clássico do país, que usa madeira e palha, com o melhor da arquitetura contemporânea. O resultado foi um híbrido entre passado e presente, tradição e inovação. A Modern Countryside Villa, possui uma de suas alas revestida com madeira escura – a qual abriga um depósito e garagem – e uma coberta com vidro, que abriga os cômodos da residência.

(Reprodução Dezeen/CASACOR)

Mesmo nas partes opacas da residência, a luz continua a banhar os espaços. Isso porque o vidro ocupa as fachadas e sobe até invadir parte do telhado. Ainda assim, é possível manter a privacidade da vida doméstica. “A forma em H cria um espaço externo privado sem vento, onde você pode ver o pôr do sol”, explicaram os arquitetos. “A privacidade é garantida apesar do vidro.”

(Reprodução Dezeen/CASACOR)
Publicidade