Continua após publicidade

Nendo lança nova coleção de lâmpadas Light Fragment

O designer concebeu as peças a partir do trabalho do artista Isamu Noguchi

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h55 - Publicado em 27 fev 2018, 18h47
(Kenichi Sonehara/CASACOR)

O trabalho do paisagista e artista japonês Isamu Noguchi foi a inspiração para a coleção de lâmpadas de mesa Light Fragment (Fragmentos de Luz), da Nendo. Em uma visita à cidade de Gifu, famosa por seus trabalhos com papel, o paisagista concebeu a série de iluminação Akari de Noguchi, em 1951.

Obras de Isamu Noguchi (Reprodução Vitra/CASACOR)

“Imaginamos: e se Akari tivesse sido esculpida diretamente de uma enorme forma de luz?”, explicaram os designers. Foi a partir desse questionamento que a Light Fragment foi criada. “Isso nos deu uma ideia de que os fragmentos da pedra esculpida deveriam ser lindamente luminosos”.

Continua após a publicidade
(Reprodução Nendo/CASACOR)

As peças são compostas de placas de acrílico branco esculpidas gradualmente à mão. Esse processo permite que elas se transformem de opacas à transparentes e finas, semelhantes ao papel. Em seguida, elas são envelopadas em um cubo também de acrílico, criando um efeito de flutuação.

(Kenichi Sonehara/CASACOR)

Um tubo de alumínio com LEDs envolve o conjunto e funciona como fonte luminosa. O brilho revela as formas leves e escultóricas das placas brancas, os “fragmentos de luz”.

(Kenichi Sonehara/CASACOR)
Publicidade