Nendo lança nova coleção de lâmpadas Light Fragment
O designer concebeu as peças a partir do trabalho do artista Isamu Noguchi
O trabalho do paisagista e artista japonês Isamu Noguchi foi a inspiração para a coleção de lâmpadas de mesa Light Fragment (Fragmentos de Luz), da Nendo. Em uma visita à cidade de Gifu, famosa por seus trabalhos com papel, o paisagista concebeu a série de iluminação Akari de Noguchi, em 1951.
“Imaginamos: e se Akari tivesse sido esculpida diretamente de uma enorme forma de luz?”, explicaram os designers. Foi a partir desse questionamento que a Light Fragment foi criada. “Isso nos deu uma ideia de que os fragmentos da pedra esculpida deveriam ser lindamente luminosos”.
As peças são compostas de placas de acrílico branco esculpidas gradualmente à mão. Esse processo permite que elas se transformem de opacas à transparentes e finas, semelhantes ao papel. Em seguida, elas são envelopadas em um cubo também de acrílico, criando um efeito de flutuação.
Um tubo de alumínio com LEDs envolve o conjunto e funciona como fonte luminosa. O brilho revela as formas leves e escultóricas das placas brancas, os “fragmentos de luz”.