Nendo cria luminária totalmente customizável

Apesar de flexível e minimalista, a peça foi criada para que seja usada como ferramenta em emergências e prevenção de desastres no futuro

Por Alex Alcantara Atualizado em 4 set 2017, 19h51 - Publicado em 4 set 2017, 18h17
Reprodução/CASACOR

Ao pensar na experiência do usuário com o objeto e as suas necessidades, Nendo criou uma luminária totalmente customizável, que controla intensidade de luz e temperatura apenas com a dobradura de um papel. Isso foi possível, graças a tecnologia da AgIC.

Reprodução/CASACOR

Para essa criação, denominada Paper Torch, o designer elegeu o papel sintético chamado Yupo, que foi impresso com um padrão de xadrez a partir de uma tinta condutora composta por partículas de prata para formar uma placa de circuito.

Reprodução/CASACOR

“Com o papel Yupo, a tinta fica uniforme e a superfície lisa assegura que o pigmento e o papel possam ser arredondados com força mínima e são menos propensos a enrolar. O papel também é resistente à água, portanto, também é adequado para aplicações industriais”, explica o profissional em seu site.

Reprodução/CASACOR

A luminária é composta de dois botões: o de ligar e de desligar a luz. A intensidade da luminária é regulada de acordo com a forma que o papel é enrolado. Isso possibilita que a peça possa ser usada solta ou enrolada, pendurada no teto ou encaixada em um suporte para mesa. Os LEDs também mudam de cor (temperatura) dependendo de como o papel é moldado. Se a tocha é enrolada para que os LEDs sejam descobertos por outras partes do papel, eles emitirão um brilho aconchegante de tonalidade laranja, mas, se enrolado para que os LEDs sejam obscurecidos por outras partes da luminária, eles parecem emitir mais um brilho de luz branca.

Reprodução/CASACOR

Apesar de simples, tecnológica e minimalista, a peça surgiu para que seja usada como ferramenta em emergências e prevenção de desastres no futuro.

Reprodução/CASACOR

 

Continua após a publicidade
Publicidade