MDW 2017: Nendo reinventa conceitos com instalações inovadoras

O estúdio japonês Nendo, liderado pelo designer Oki Sato, é um dos grandes destaques da Semana de Design em Milão

Por Fernanda Drumond 5 abr 2017, 18h37

O estúdio japonês Nendo, liderado pelo designer Oki Sato, é um dos grandes destaques da Semana de Design de Milão. Em 2017 o escritório apresenta trabalhos em diferentes locais da cidade e em eventos paralelos ao Salão do Móvel.

Panerai – Slice of Time

Divulgação/CASACOR

Para a a marca de relógios de luxo italiana Panerai, Nendo criou, ainda em 2016, a instalação nomeada Slice of TimeNeste ano, o estúdio traz para Milão essa reinterpretação da tradicional ampulheta. Inspirado no conceito da interação entre tempo e design, o projeto envolve um relógio transparente – como uma concha vazia – que assume características dos produtos da Panerai, como as caixas quadradas. Dentro da galeria em espiral, um espaço – que lembra as engrenagens de um relógio – abriga cada estágio da produção. Em um desses ambientes, o relógio de vidro de 16 m de comprimento é fatiado a cada cinco minutos até ser eventualmente reduzido a nada, sinalizando a conclusão da instalação. Segundo o designer, a ideia é permitir que as pessoas experimentem o tempo e, o que é mais importante, ‘recuperem o seu próprio tempo’. Confira o vídeo conceito da apresentação!

Jellyfish

Divulgação/CASACOR

O estúdio também possui uma exposição própria neste ano. Chamada de Invisible Outlines, a mostra acontece no showroom de Jil Sander, na Via Luca Beltrami. Entre os lançamentos, os vasos Jellyfish são destaque. Nendo submergiu 30 de seus novos vasos em um aquário para que eles movessem suavemente como águas-vivas. Os vasos Jellyfish são feitos de silicone transparente ultrafino, tingido duas vezes para parecer apenas uma silhueta quando submerso em água. O objetivo da criação é redefinir os conceitos de flor, água e vaso, tornando a água imperceptível, com um conjunto de flores e peças flutuantes, em oposição a simples funcionalidade de um ornamento que serve de suporte para planta. A instalação faz parte de um concomitante de outras 16 obras que também estarão em exibição pela primeira vez, incluindo colaborações com Alias, Cappellini, Flos e Glas Italia.

Continua após a publicidade

 

Coleção Flow

Divulgação/CASACOR

Criada para a marca italiana Alias, a coleção Flow apresenta mesas de centro e laterais, e uma estante que parece estar derretendo para dentro de bacias, tudo na cor branca. Parte de uma das mesas parece se fundir e formar o recipiente acoplado, como se estivesse completamente alheio à estrutura do móvel. As peças enigmáticas de mobiliário alcançam uma fusão fluida e podem suportar objetos tanto no topo como na parte interna.

Divulgação/CASACOR

Objectextile

Divulgação/CASACOR

A coleção Objectextile da Nendo para a marca de moda alemã Jil Sander apresenta padrões de estampa realizados a partir de fotografias feitas de objetos suspensos dentro de cubos transparentes. Os desenhos incluem pontilhados, pixelados, camuflados, marcados e listrados, todos tirados de fotos de formas totalmente brancas. O estúdio japonês fez e produziu uma caixa diferente para cada projeto, usando iluminação, sombras e diferentes métodos de disparo e ângulos para criar padrões que apresentam tons de cinza. Para a impressão listrada, Nendo encheu um cubo com finas colunas, enquanto o padrão de pontos foi criado com 82 bolinhas suspensas. Para o design de camuflagem, foram usadas camadas de acrílico transparente, criando contraste entre o acabamento claro e fosco.

Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade