Continua após publicidade

MKCA cria biblioteca infantil para abrigo em Nova York

O estúdio projetou uma biblioteca para o mezanino da Concourse House, um abrigo para mulheres e crianças sem moradia, localizado no Bronx

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h43 - Publicado em 20 dez 2018, 15h35
(Reprodução/CASACOR)

A Concourse House – um abrigo para mulheres e crianças sem moradia, em Nova York, nos EUA – acaba de ganhar uma biblioteca assinada pelo estúdio MKCA. Localizada no Bronx, o objetivo da instituição sem fins lucrativos é fornecer serviços sociais enquanto as famílias buscam moradias permanentes. 

(Reprodução/CASACOR)

A biblioteca localiza-se em um antigo mezanino, antes mal iluminado e subutilizado. O espaço é compacto e fica sob um teto abobadado de madeira. O objetivo do estúdio era criar um design confortável, convidativo e flexível o suficiente para abrigar várias atividades.

(Reprodução/CASACOR)

“A biblioteca foi projetada para romper com a qualidade institucional dos outros espaços do programa no prédio, engajar as crianças visualmente por meio de um ambiente luminoso, colorido e lúdico e permitir transições flexíveis entre leituras individuais e organizadas de grupos e narração de histórias”, disse MKCA em uma descrição do projeto.

(Reprodução/CASACOR)

Os livros (a biblioteca tem capacidade para 1.200 obras) ficam expostos em uma grande estante de carvalho arredondado iluminados por uma faixa de LED. No centro, um grande tapete assinado por Alex Proba é a base para pufes e banquetas coloridas que podem ser espalhadas, carregadas e usadas pelas crianças. No mobiliário também foram incluídas peças doadas por estúdios, como Egg Collective e Fernando Mastrangelo, fornecedores e fabricantes.

Publicidade