Continua após publicidade

MCB e FAU realizam conversa sobre o desafio: Design for Emergency

As instituições promovem nesta quinta-feira um bate-papo virtual que tratará sobre Desafio Internacional Design for Emergency - Semeando Ideias

Por Redação
29 jun 2020, 10h34
(Divulgação/CASACOR)

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizará em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no dia 02 de julho, quinta-feira, às 18h, uma roda de conversa virtual sobre a etapa brasileira da campanha mundial Design for Emergency, intitulada Desafio Internacional Semeando Ideias. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo Youtube do MCB.

No evento, as pesquisadoras Denise Dantas e Sara Goldchmit, do grupo de pesquisa Design em Ação, da FAUUSP, apresentarão o projeto internacional Design for Emergency – iniciativa lançada no contexto da pandemia para entender as necessidades, hábitos e emoções das pessoas vivendo em isolamento social.

Elas ainda comentarão as etapas de coleta, análise e resultados da versão brasileira da pesquisa. Os dados apresentados informam e mobilizam designers a participar do Desafio Internacional Semeando Ideias, concurso lançado recentemente em parceria entre a FAUUSP e o MCB, e que está com inscrições abertas até 15 de julho de 2020. A mediação será de Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. A conversa é destinada a estudantes e profissionais da área do Design de todas as regiões do Brasil.

“Na atual conjuntura da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o MCB tem se dedicado à expansão de sua memória virtual e à produção de conteúdos digitais. Com o cancelamento da 34° edição do Prêmio Design MCB, as discussões sobre o papel do design no enfrentamento das questões contemporâneas são reforçadas em ações como esta com a FAUUSP para a realização da edição nacional do Design for Emergency”, diz Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Continua após a publicidade

O projeto foi lançado pelo Center for Design da Northeastern University, localizado em Boston, sob liderança dos professores Sara Colombo e Paolo Ciucarelli. A versão brasileira é coordenada por Denise Dantas, líder do Grupo de Pesquisa Design em Ação da FAUUSP e conta com o Museu da Casa Brasileira em sua etapa final – Desafio Internacional Semeando Ideias.

Com o objetivo engajar designers, o concurso busca soluções para problemas e necessidades do cotidiano de pessoas em isolamento social. As ideias apresentadas têm como pré-requisito o compartilhamento em plataforma aberta para serem implementadas por empreendedores locais em qualquer país do mundo, sob licença Creative Commons.

Publicidade