Brasileiro vence prêmio de design com solução para as cidades pós-pandemia

O equipamento premiado contém uma pia para higienização das mãos, um painel com medidas preventivas e um memorial com fotos das vítimas

Por Redação 26 jun 2020, 16h11
Leonardo Dias/CASACOR

O arquiteto e urbanista paulistano Leonardo Dias foi eleito pelo público como o mais novo vencedor do Coronavirus Design Competition, concurso promovido pela plataforma internacional Go Architect. A ideia para equipamento premiado surgiu da necessidade que o arquiteto sentiu em criar uma solução para ajudar as grandes cidades a enfrentar aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus.

Batizado de R.I.P (Requiescat In Pace – To Remember. To Inform. To Protect.), o totem modulável é constituído de uma pia de acionamento automático para a higienização das mãos e um painel informativo com as medidas para previnir a contaminação. Além disso, o projeto preta homenagem aos falecidos pela doença com um memorial de fotos das vítimas.  “A ideia é que o projeto se torne um equipamento público tão comum como bancos e lixeiras e que, mesmo após o abrandamento da situação de pandemia, permaneça servindo à população e estimulando hábitos de higiene”, resume Dias.

Leonardo Dias/CASACOR

Sobre o reconhecimento internacional do projeto, o arquiteto afirma: “foi muito gratificante representar o Brasil e receber o prêmio nesse momento em que o futuro das cidades está sendo repensado. Soluções criadas por meio do design e da arquitetura serão determinantes para a retomada da circulação nas ruas e da vida social com mais segurança e conscientização”.

Publicidade