Continua após publicidade

Indonésia inaugura o primeiro restaurante resíduo zero do país

O Ijen é o primeiro restaurante sem desperdício de Bali. A sustentabilidade é empregada desde os ingredientes usados até a administração dos resíduos

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 16h45 - Publicado em 5 dez 2018, 14h54
(Cortesia/CASACOR)

Um novo e pioneiro restaurante surge na Indonésia, no Potato Head Bali, com o intuito de se instalar na natureza e causar impacto mínimo – ou quase zero – sobre ela. O Ijen é o primeiro estabelecimento com filosofia de desperdício zero.

(Cortesia/CASACOR)

Para se ter uma ideia, tudo começa com os ingredientes que compõem o menu. De forma orgânica e natural, todo o cardápio é montado de acordo com a região e sua agrocultura. Por exemplo, o peixe oferecido é pescado no próprio local com um processo manual, e não mecânico.

Continua após a publicidade
(Cortesia/CASACOR)

Além disso, toda a louça e utensílios usados na refeição, são feitos de vidros de garrafa reciclados, assim como o mobiliário, criado a partir de sobras de espumas de motos e madeira nativa da região, colhida de forma ética. Até o menu é impresso em papel colhido de forma sustentável.

(Cortesia/CASACOR)

O projeto arquitetônico do restaurante segue a mesma linha do mobiliário e recebe revestimentos semelhantes, porém com volumetria e movimento, devido à sua forma exótica e diferente. Destaque para o piso, feito a partir de uma mistura de cimento e pratos quebrados.

Para finalizar, o que sobra das refeições também são aproveitados. Os orgânicos (sobras de comida) viram alimento de suínos de fazenda locais ou são compostados no próprio restaurante. Os crustáceos são pulverizados e usados em ração animal ou fertilizante. Já os materiais como papel, vidro, metal e plástico são inteiramente reciclados pelo serviço responsável pela gestão de resíduos da ilha, o Ecobali.

Continua após a publicidade
Publicidade